03 dicas para criação de capas de livros

By

Você até pode ter se surpreendido com a história que o livro conta, mas a primeira impressão que a capa te deu ficou gravada em sua memória por muito tempo, não é mesmo?! A capa é parte importante para a publicidade de um livro, afinal, muita das vezes é através da capa que os leitores irão se interessar pelo livro, até mesmo antes de ler a sinopse. 

Hoje reunimos algumas dicas práticas do que você autor ou designer precisa se atentar para criar e aprovar uma capa de sucesso.

#1 – Processo de criação

O processo de criação artística começa muito antes de pegar no lápis e papel – ou na maioria dos casos: de abrir os programas de criação. É importante que o designer conheça a história e esteja familiarizado com aquele mundo que irá representar. 

A capa faz parte da reprodução da história, por isso é indispensável que toda a equipe de criação esteja habituada com aquele novo universo.

#2 – Cuidado com a poluição visual 

Você já observou uma capa cheia de elementos visuais e cores demais, com o nome do autor, da história e da editora abarrotado em um dos lados, ou espalhados? Imagens poluídas não são atrativas, na verdade elas até podem fazer o serviço reverso e espantar o seu público. 

#3 – Simplicidade é tudo mesmo?

Se por um lado o excesso de elementos pode ser um problema, capas simples demais podem ser… sem graça. É importante que a capa do seu livro seja leve, mas com elementos expressivos. Que transmita uma mensagem, mas que ela não seja muito difícil de entender. O equilíbrio é fundamental.

Muitas capas de sucesso trazem uma metáfora da história do livro. O exemplo abaixo ilustra muito bem o uso de metáforas, a capa ilustra uma espiral com o título do livro no centro – o que representa a descrição que a personagem principal dá aos seus problemas emocionais, confira.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

dezessete − doze =

You may also like