Maio é um mês muito importante para todos os amantes de livros, afinal, comemoramos o Dia da Literatura Brasileira, uma data onde podemos celebrar, homenagear grandes autores e relembrar grandes obras que fazem parte da nossa cultura.
Dia da Literatura Brasileira
A data de 1 de maio foi escolhida em homenagem ao nascimento do autor José de Alencar. Embora sua carreira política seja extensa – ocupou cargos no governo imperial como Deputado Provincial do Ceará, chefe da Secretaria do Ministério da Justiça e depois Ministro da Justiça – hoje em dia Alencar é lembrado principalmente pelas suas obras literárias.
José de Alencar é reconhecido como o primeiro escritor brasileiro a retratar o Brasil exatamente como ele era, com personagens que traziam representatividade para o povo brasileiro, retratando indígenas e o sertanejo nordestino.
Por que comemoramos a literatura nacional?
Embora essa data seja também uma homenagem a esse grande autor, o Dia da Literatura Brasileira é um incentivo à apreciação da nossa rica história literária. O Brasil foi marcado por diversos tipos de escolas e estilos literários, e todos possuem o seu valor. Separamos 3 livros imperdíveis para você começar a ler e se apaixonar pela literatura nacional.
Iracema – José de Alencar
Um dos romances mais celebrados de Alencar, o livro relata a história de uma jovem indígena, que tem por nome o título da obra, e de um aventureiro português, que precisam encontrar um caminho para viver o grande amor que sentem um pelo outro.
Vidas Secas – Graciliano Ramos
O romance aborda a história de uma família do sertão que foge da seca rumo a uma vida melhor. Marcado por cenários fortes, e diálogos que a princípio podem parecer simples, o livro carrega uma forte crítica social.
A hora da estrela – Clarice Lispector
O último romance publicado pela autora conta a história de Macabéa, uma nordestina órfão que vai para o Rio de Janeiro. Por lá, a personagem leva uma vida simples, e tem o seu destino transformado drasticamente após consultar-se com um cartomante.