5 dicas para escrever um bom TCC

By

O trabalho de conclusão de curso, mais conhecido como TCC, tem sido o medo mais comum entre os universitários já faz muito tempo, principalmente para aqueles alunos que não gostam muito de escrever. Mas calma, se o seu último ano de faculdade se aproxima e você está procurando dicas práticas para te ajudar a escrever um bom TCC, veio ao lugar certo.

Dica 1: Escolha do tema

Esse é o primeiro passo e o mais difícil, mas é por meio dele que o trabalho acontece. Quando for escolher o tema do seu trabalho, não se complique tentando escolher algo muito difícil, pelo contrário, escolha um tema que você gosta e domina, de preferência um que contenha dados e informações para fonte de pesquisa.

Vale lembrar que é comum iniciar com um tema geral e abrangente e, ao decorrer do trabalho e do processo de pesquisa, ir afunilando até chegar em um tema mais restrito e específico.

Dica 2: Pesquise

Levantar informações é fundamental. O trabalho de conclusão de curso precisa ter boas referências teóricas, por mais que seja um tema inédito, você deve conseguir encontrar semelhanças em outros textos e trabalhos que possa usar como referência de estudo para o seu.

Pesquise sem medo e anote todas as referências que encontrar, quanto mais informações conseguir reunir nessa etapa, mais fácil será para dar sequência ao trabalho posteriormente.

Dica 3: Organização

Aqui o mais importante não é seguir um padrão, mas sim encontrar o que funciona melhor para você. Existem diversas formas de se organizar, você pode fazer resumos, separar os assuntos por cor, montar um calendário, usar aplicativos de organização, enfim, encontre aquilo que melhor se aplique a você e claro, que te ajude a ser mais produtivo e manter tudo em dia.

Dica 4: ABNT

Não deixe para entender as normas da ABNT apenas no final do trabalho. Antes de começar a escrever, pesquise sobre as normas, entenda como funciona, quais você precisa utilizar e configure o arquivo do seu trabalho desde o início de acordo com as normas ABNT. Isso facilitará o processo de revisão e você perderá menos tempo corrigindo erros e diagramando o trabalho novamente.

Dica 5: Dê um tempo

Esse é um passo importante para sua saúde mental e para obter um bom resultado. Pode parecer estranho, mas é fundamental dar esse tempo, realizar outras atividades, descansar um pouco a mente e focar em outras coisas. Isso pode te ajudar a encontrar soluções que não tinha enxergado antes, além de aumentar o seu repertório para ter boas ideias.

Não se engane pensando que como outros trabalhos mais simples, você poderá procrastinar e na última hora conseguirá entregar um bom trabalho. Um bom TCC exige tempo, dedicação e organização.

Tags:

Leave a Comment

Your email address will not be published.

nove − sete =

You may also like