5 dicas para melhorar a comunicação interna da sua empresa

By

A comunicação interna é parte vital para a organização e boa execução das tarefas, afinal, problemas de comunicação podem causar erros – e que por muitas das vezes, podem custar caros. Venha conferir algumas dicas de como melhorar a comunicação interna da sua empresa.

1. Use o que está a sua disposição

A primeira dica é: use todas as ferramentas que estão a sua disposição. Não tenha medo de utilizar memorandos, cartazes, folders informativos, e-mails e outros meios de comunicação. O equilíbrio é sempre bem-vindo, mas informação nunca é demais.

2. Entenda a necessidade da sua equipe

É importante que você identifique a necessidade de informação que a sua equipe de funcionários possue, e a partir daí utilize as ferramentas para criar uma comunicação eficiente. Para isso, realize uma rápida pesquisa – que até pode ser feita oralmente. Quantas vezes você gostaria de receber informações por semana? Quais são os melhores canais para determinados setores da empresa? E por aí vai.

3. Seja objetivo

Uma comunicação eficiente requer uma metódo indispensável: a objetividade. Ao redigir os informes que serão veiculados internamente, procure ser o mais direto possível. Uma informação clara e objetiva evitar possíveis erros de compreensão.

4. Nada de reuniões muito longas

Reuniões são uma ótima estratégia para manter uma comunicação eficiente, mas desde que seja aliada a objetividade e a brevidade da ocasião. Por isso, ao marcar reuniões, deixe a pauta bem clara e procure não tomar muito tempo dos seus colaboradores – mas lembre-se que isso irá variar de caso em caso, então se houver a necessidade, não deixe de usar o tempo necessário para explicar todas as informações e se certificar que foi compreendido.

5. Esteja preparado para ouvir

É muito comum que gestores esqueçam de uma parte importante da comunicação: ouvir. É importante que você esteja apto a ouvir o seu time de colaboradores, compreendê-los e procurar a melhor solução para cada impasse encontrado. Lembre-se que a comunicação é uma via de mão dupla.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

3 × quatro =

You may also like