A escolha das cores é essencial para seu impresso

By

A psicologia das cores é o estudo que mostra a forma como nosso cérebro identifica transforma as cores em sensações. A influencia das cores pode ser observada na publicidade, na decoração de casas e escritórios, na moda, na maneira como gostaríamos de ser vistos, entre outros.

Por que esse estudo é importante para o marketing?

Como as cores estão diretamente ligadas ao sentido da visão, elas estimulam o cérebro e provocam uma reação imediata, seja ela positiva ou negativa. Mesmo que a percepção seja subjetiva, cada tom de cor possui um significado amplo e que pode ser aplicado de forma geral. Por exemplo: a cor laranja transmite energia, enquanto a azul dá uma ideia de calma.

Separamos algumas definições de cores:

Vermelho

Quando pensamos na cor vermelha, marcas como Burger King e McDonald’s vem à nossa mente. O vermelho é muito utilizado na indústria de alimentos, pois o seu simbolismo remete à fome.

Amarelo

Transmite luz, energia e calor. É uma cor estimulante, também muito usada em redes de alimentos. É símbolo de criatividade e juventude, além de irradiar alegria. Torna os ambientes leves e descontraídos. É culturalmente associada à prosperidade material.

Azul

A cor azul produz segurança, compreensão. Propicia saúde emocional e simboliza lealdade, confiança e tranquilidade. Pode expressar reserva, harmonia, afeto, amizade, fidelidade, amor.

Verde

O verde remete à natureza, transmite saúde, frescor, equilíbrio e harmonia. Usado em lojas e estabelecimentos , principalmente os de saúde, para relaxar os visitantes. Frequentemente relacionado à questões ambientais e produtos de apelo sustentável. Sendo uma cor equilibrada e rejuvenescedora, representa estabilidade e tranquilidade.

Laranja

Uma cor vibrante e cheia de energia, o laranja retrata ânimo, atrai consumidores e estimula a criatividade. Assim como o vermelho, é muito ativa, alegre e estimulante, com a vantagem de ser mais agradável aos olhos. A experiência visual da cor laranja reflete calor, excitação, entusiasmo, mudança, expansão e dinamismo.

Cinza

A soma do branco e do preto resultam em outra cor neutra, o cinza. Sua principal utilização é para ressaltar outras cores, mas é associado à tecnologia e universo corporativo. Conservador, moderno, formal, sólido, o cinza é flexível e agradável.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

10 − sete =

You may also like