Acabamento fosco ou brilhante?

By

Os acabamentos são técnicas usadas para deixar os materiais impressos mais nobres, dando-lhes um diferencial marcante. O brilho da envernização, a elegância do fosco, a modernidade da metalizado e o charme do relevo são algumas das opções. Dentre tantas alternativas, vale a pena saber quando cada uma delas é mais adequada.

Em uma gráfica, não é segredo pra ninguém que existem inúmeras opções de acabamento de valorização que e possível escolher para uma peça. Dentre eles, talvez os mais famosos e que têm relação direta com a impressão são os brilhantes e foscos. Mas aí fica a dúvida: qual escolher? Existe um que seja melhor ou mais recomendado?

Acabamento brilhante

O acabamento brilhante é conhecido como uma opção excelente quando o objetivo principal é evidenciar as cores e deixá-las mais vivas e saturadas. Também é conhecido por refletir bastante a luz e trazer um acabamento mais chamativo à peça.

Este é, provavelmente, o acabamento gráfico mais requisitado e apresenta uma aplicabilidade abrangente. O verniz total brilho valoriza o material com brilho e lisura, sendo ousado e discreto ao mesmo tempo.

O verniz pode ser aplicado em toda arte, desde que nos papéis couché ou cartão. Em alguns casos, é chamado de verniz UV devido ao seu método de secagem que ocorre através da exposição à radiação ultravioleta.

É usado principalmente em capas de catálogos, folders, flyers e cartões de visitas.

Acabamento fosco

A laminação fosca é uma película plástica e fosca, que se adere ao papel depois de terminada a impressão com máquinas específicas, no qual seu resultado final da um toque muito fino, atraente e marcante nos impressos gráficos e tem como objetivo e efeitos semelhantes ao da plastificação, causando um grande impacto visual e aceitação do público.

Além das vantagens citadas, o acabamento fica impecável, discreto e elegante, agregando valor ao seu impresso. A durabilidade é muito maior se comparada a outros tipos de materiais, o que garante que ele não se degradará e as informações continuarão disponíveis para quando seu cliente precisar delas.

É usado principalmente em capas de catálogos, folders, cartões de visitas, embalagens e sacolas.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

treze + 7 =

You may also like