Aguardada a cada dois anos pelos fãs de literatura e de tudo o que esse universo abrange, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo começa nesta sexta-feira (3) com uma programação que terá do cartunista Mauricio de Sousa à atriz Fernanda Montenegro.
Com 197 expositores e 1.500 horas de atividades, que incluem palestras, encontros e sessões de autógrafos, esta edição da Bienal segue com o espaço Cozinhando com Palavras, em que o destaque é a culinária —gênero que virou sucesso.
Há também discussões sobre o mercado editorial e atividades como contação de histórias para os pequenos. A literatura infantil é destaque. Neste sábado (4), às 15h, terá encontro com dois grandes nomes do desenho brasileiro. Os cartunistas Ziraldo e Mauricio de Sousa lançam “Mônica e Menino Maluquinho na Montanha Mágica”, parceria com o desenhista Manuel Filho.
“Eles já fizeram livros juntos antes, mas este é o primeiro com os principais personagens deles. Esta obra conta com inspiração em outras histórias, como o filme ‘A Fantástica Fábrica de Chocolate’ e o livro ‘A Montanha Mágica’ [do alemão Thomas Mann]”, explica Rodrigo Paiva, diretor de licenciamentos da Mauricio de Sousa Produções.
Já o Espaço do Saber Microsoft levantará debates sobre educação, tecnologia, inovação e internet. “É importante que a Bienal, além de divulgar a produção de livros, também ajude na discussão sobre o ensino”, avalia Luís Antonio Torelli, presidente da CBL (Câmara Brasileira do Livro), organizadora da atração.
E as inovações da 25ª Bienal não param por aí: A gráfica Forma Certa em parceria com Dentro da História e HP estará marcando presença no stand da Fantástica Fábrica de Sonhos imprimindo livros ao vivo, com a tecnologia de impressão digital sob demanda personalizada.