Briefing: Como fazer?

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O briefing é sobretudo um resumo em forma de relatório. Brifar é resumir, em linhas gerais, a informação que deve ser passada para orientar o fornecedor de uma empresa ou agência de publicidade e propaganda de modo sucinto. Sua importância é extrema para os profissionais criativos. Por ser o limiar do projeto, precisa estar bem estruturado para que o resultado final não seja comprometido.

 

O que deve ter em um briefing?  

O briefing deve ser claro, objetivo e bem desenvolvido. Nele, as informações cruciais à empresa são necessárias, tais como histórico, missão, valor, diretoria, detalhes do produto ou serviço a ser realizado, informações de mercado (onde a empresa está inserida, sua concorrência), orçamento, prazos, detalhes do produto, perfil do público alvo e objetivo final da empresa e do cliente.  

 

Qual é o seu objetivo?  

O objetivo do briefing é informar e acessar dados de forma facilitada. Para que o projeto cumpra com o esperado, são necessárias diretrizes que se relacionam ao seu desenvolvimento e forneçam um norte para a criação. 

 

Qual é a sua importância? 

O briefing ajuda a gerar uma equipe responsável pela execução de um projeto, pronta para colocar a mão na massa. Entretanto, o setor criativo, ao observar o documento, sente dificuldades para encontrar as informações que precisa, o que torna difícil a execução do projeto. Por isso, o briefing é importante para a agilidade com que o trabalho é realizado. Ele também contribui para um projeto bem executado, que aponta o objetivo específico do cliente e diminui os erros e as alterações encontradas. 

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