Como avaliar a qualidade de impressão?

By

Falar sobre impressão digital parece ser uma tarefa bem simples, você concorda? Mas já reparou que, muitas vezes, ao imprimir em diferentes formatos, seja em papel, lona, adesivo ou outros materiais, as cores e a extensão do projeto não ficam exatamente iguais ao que aparece na tela do computador? Você sabe como avaliar a qualidade da impressão digital? Se tem dúvidas, confira nosso post!

 

Marca da impressora

A impressora é o principal instrumento do processo de comunicação visual. Mas para que ela tenha um desempenho satisfatório, você precisa de equipamentos de qualidade. Ao contratar uma gráfica digital, veja se as máquinas são de marcas de qualidade e se possuem procedência.

 

Cabeça da impressão

Tão importante quanto uma impressora de alto padrão é uma cabeça de impressão de qualidade. Essa peça é a responsável pela perfeição dos arquivos impressos, garantindo a nitidez do texto, as cores vibrantes e uma precisão fora do comum, sem borrões, em todas as impressões.

 

Prova de layout e de imposição

Catálogos, revistas, livros e outros projetos que incluem a combinação de texto com imagens e outros elementos visuais precisam de uma atenção especial para que a impressão final não contenha defeitos na formatação. Por isso, são feitos testes em impressoras monocromáticas a jato de tinta com papel comum antes da reprodução em grande escala.

 

A prova de layout é utilizada para o exame da diagramação e para a correção de possíveis erros ortográficos na redação do projeto. Já a de imposição, usada quando o arquivo possui múltiplas páginas, serve para verificar a sequência e o posicionamento das folhas impressas.

Prova de cor

Nem sempre as cores visualizadas no monitor durante o desenvolvimento dos arquivos são fiéis ao resultado das peças prontas. Essa diferença pode ser resultado de vários fatores, como o modo de cor que está sendo usado (CMYK ou RGB) ou, mesmo, a calibração ou tipo do monitor.

 

Por isso, é necessário que haja a prova de cor, que tem o objetivo de validar o arquivo produzido e servir como referência para a impressão final. Ela também pode ser utilizada para verificar dados do arquivo, sangrias, linhas de corte etc.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

5 × 1 =

You may also like