Como construir um manual de marca bem feito?

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O manual de marca, ou identidade visual, é um documento técnico desenvolvido pelo designer, ou uma equipe de designers, que criam o logo a fim de mostrar e determinar sua correta aplicação em diferentes plataformas. Ele é um guia que contém todas as informações da marca formando especificações, recomendações e normas fundamentais para a correta utilização da marca.

O que encontro no manual de identidade visual?

Não há como criar um manual de identidade visual sem saber o que deve constar nele, certo? Por isso, ao consultar o manual de identidade visual de uma marca, devem ser encontrados seu logotipo e seu conceito em versões verticais e horizontais, caso existam.

A primeira versão que vem no manual, geralmente, é a que a empresa prefere utilizar em suas aplicações. Tente usá-la sempre. No manual constam também indicações de como usar a tipografia, qual o nome da fonte e a aplicação dessa família tipográfica. Será apresentado o alfabeto e os números e, provavelmente, haverá instruções de uso.

Confira o que não pode faltar jamais em um manual de marca de sucesso:

Defina a marca

É o elemento mais importante: deve ser apresentada com suas assinaturas, além da construção e conceito. O grid de construção da marca deve estar presente no manual com a finalidade de mostrar a proporção da marca e sua base de alinhamento. Isso garante que a marca não fique com o comprimento ou altura errados, seguindo as devidas proporções.

Padrão cromático

A cor é um dos principais elementos identificadores de uma marca, tornando fundamental que os padrões cromáticos sejam especificados e respeitados, de modo a manter o máximo impacto da marca. Estes padrões devem ser especificados nas escalas Pantone, CMYK, RGB e/ou hexadecimal, e dependendo do caso, podem haver também especificações de cores para películas adesivas, tintas automotivas, entre outras, como é o caso da marca SAMU.

Peças institucionais

A papelaria corporativa constitui-se de uma série de peças utilizadas no cotidiano da empresa. Por meio dela, a empresa se apresenta, ou seja, mostra o seu rosto no ambiente corporativo, materializando a marca e sua identidade. Esta é, portanto, a parte final do manual. Nela se mostra como é feita a aplicação da marca, levando em conta os padrões adotados em produtos utilizados na empresa.

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