Como criar um bom título para o seu livro

By

Escolher um bom título para o seu livro com certeza não é uma tarefa fácil. Um bom título precisa atrair leitores e ser capaz de impressioná-los, além de resumir a ideia principal do livro e facilitar a memorização da obra.

Como se trata de um processo criativo, pode ser bastante desafiador, principalmente para escritores iniciantes. Porém, não se assuste nem desista, separamos algumas dicas que podem te ajudar a ter ideias únicas.

Conheça muito bem a sua obra

Muitos escritores encontram os seus títulos depois que terminam de escrever os seus livros. Reler a sua obra procurando boas palavras, expressões ou frases marcantes de algum personagem, pode te ajudar a encontrar o título em meio ao próprio texto.

Leve em consideração as particularidades da sua obra, como por exemplo um acontecimento decisivo que mudou o rumo da narrativa, ou uma frase memorável e repetida diversas vezes durante a história.

Qual efeito que deseja obter?

Você pode seguir dois caminhos na escolha do seu título, o primeiro é um título resuma a ideia principal da sua obra, já o segundo é não revelar do que se trata o livro e deixar um ar de mistério.

Dependendo do gênero, pode ser mais interessante seguir o primeiro caminho, onde terá um título claro que diz para o leitor do que se trata o livro. Um exemplo desse estilo de título são os livros de autoajuda.

Em alguns casos, o suspense funciona melhor e você pode usar o nome de um personagem, um local, uma data ou uma insinuação que deixe o leitor curioso. Aqui o importante é não estragar o mistério da obra logo na capa.

Busque referências

Procure outros livros do mesmo gênero literário que o seu. Pode ser interessante buscar essas referências, procure analisar o que chama a sua atenção em cada título.

Outro aspecto importante em analisar obras do mesmo gênero que a sua, é que se o seu título não for coerente com a história, estilo de escrita ou gênero, provavelmente o leitor não vai saber o que esperar e há grandes chances de causar desinteresse no público.

Seja objetivo

É importante pensar no aspecto de memorização do seu título, por isso procure usar palavras de grande impacto, mas que sejam simples de pronunciar e fáceis de ler. Evite palavras muito grandes e procure causar um sentimento de urgência, intriga, suspense entre outros. Isso ajuda no engajamento da sua obra.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

um × três =

You may also like