Como definir meu público-alvo?

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A definição do público-alvo precisa ser encarada como um fator primordial no planejamento da empresa, podendo passar por readequações ao longo do tempo. Ter uma definição mais completa do público certamente ajudará a estruturar melhor os objetivos comerciais e de marketing. Basicamente, um empresário precisa saber em quem ele quer focar as estratégias do seu negócio. Mas como fazer isso? Confira!

Pesquise

É importante conhecer muito bem o mercado que se pretende atingir. Quanto mais detalhes, melhor. É uma região de imóveis residenciais ou comerciais? Existem mais edifícios ou casas? Os prédios são novos ou antigos? Ali moram mais pessoas solteiras ou casadas? Qual a faixa etária predominante? Qual a faixa de renda? Agora, claro, cuidado para não perder tempo com o que não fará diferença para sua estratégia.

Segmente

Após descobrir para qual tipo de consumidor seu produto ou serviço é atraente, é preciso dividir o público-alvo em grupos menores, de acordo com seus interesses e outros fatores em comum. Isso facilita o direcionamento das campanhas de marketing. Assim, delimite um grupo específico no qual valerá a pena focar seus principais esforços.

Cuidado com o seu gosto pessoal

O que é bom para você não necessariamente é bom para o seu cliente. Não trabalhe suas ofertas baseado no que você acha, mas sim de acordo com o que você aprendeu dos segmentos e comportamentos de seus possíveis clientes. Atente-se!

Entenda quais são os pré-requisitos para consumir seus produtos

Independentemente do produto ou serviço que você comercializa, é natural que o seu cliente possua alguns pré-requisitos para aproveitar de todos os benefícios que você oferece.

Esses pré-requisitos podem ser vários, como o conhecimento de tecnologia para o uso do produto, a posse de certos equipamentos indispensáveis para o uso do produto ou até mesmo a necessidade de uma infraestrutura básica.

Com essas informações, você entenderá diversas características importantes do seu cliente sem precisar fazer qualquer tipo de pesquisa, o que ajudará muito na definição de suas estratégias.

Use e abuse das redes sociais!

Temos milhares de pessoas nas redes sociais. E elas estão vendo a sua marca o tempo todo, basta interagir. Para saber o que você deve vender, nada melhor do que perguntar para os interessados (quem curtiu ou segue a sua página) o que eles precisam.

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