Como engajar meu consumidor?

By

Engajar os consumidores é uma missão de todo varejista! Para ajudá-lo nessa missão, revelamos a seguir estratégias que cumprem esse papel e outras que têm o efeito oposto. Antes, porém, vamos conceituar o que é engajar os consumidores e o que é incomodá-los. Saiba mais em nosso post!

 

Não exagere

Você já deve ter ouvido a frase “quem não é visto não é lembrado”, certo? Mas engajamento não precisa ser sinônimo de incômodo para o cliente! Pelo contrário.

 

E para gerar engajamento de verdade é preciso pensar suas ações de marketing de maneira estratégica. Por exemplo, fazer ligações de telemarketing de vez em quando não é inoportuno e pode ajudar a manter sua marca na memória do cliente! Mas exagerar na dose pode queimar completamente o seu filme.

 

Tenha personalidade

O mais do mesmo não funciona. Os responsáveis pela criação de conteúdo social das marcas precisam produzir material relevante tendo em mente o público e os interesses dos internautas. Situações inusitadas do dia a dia, e rapidez nas publicações podem ser determinantes. Para alcançar uma personalidade social, a empresa pode utilizar ferramentas que desmistifiquem a ideia de marca, humanizando a plataforma.

 

Premiar os fãs pelas redes

Prêmios e social media combinam. Os usuários sociais estão constantemente em contato com as postagens das marcas. Será que eles não merecem algo em troca que não seja conteúdo?

 

Entretanto, a premiação precisa ser feita com consciência. Precisa ser algo relacionado a marca e ao consumidor. Parece simples, mas não é. Esse tipo de estratégia diz muito sobre a empresa, e se for mal feita pode queimar a imagem da marca no ambiente social.

 

E-mail marketing

Um e-mail bem trabalhado gera muitas vendas! Já chegaram a afirmar que o e-mail marketing perderia espaço para as outras estratégias de marketing, mas não aconteceu. Pelo contrário, o e-mail por ser uma forma de contato mais próxima com o consumidor, proporciona resultados diretos e muito satisfatórios.

 

Cuidado com os interesses de seus consumidores

Para demonstrar verdadeiro interesse nos consumidores, é preciso conhecer as necessidades deles antes de oferecer qualquer produto. Nesse sentido, analisar os dados dos clientes pode evitar que sua loja envie mensagens inconvenientes.

 

Digamos que um consumidor comprou um celular em sua loja. Se você enviar uma promoção do mesmo aparelho na semana seguinte, ele não só vai se sentir incomodado, como também “traído” – porque agora o produto está mais barato.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

quatro × cinco =

You may also like