Como inovar dentro do mercado tradicional?

By

Inovar em um mercado tradicional é o desafio de muitas startups. Mas como fazer para que aqueles já acostumados a lidar com os negócios de um determinado modo se adaptem às mudanças? Confira nesse post!

Movimento Makers

O movimento Makers é uma nova revolução industrial, onde as pessoas cansaram de esperar por melhorias e inovações em produtos e querem colocar a mão na massa. Makers pregam que pessoas são tão capazes de criar e inovar quanto empresas. Impressoras 3D são exemplos deste movimento do “fazer” que está animando as pessoas. A ideia de poder fazer a sua própria tinta de cabelo, maquiagem, guitarra ou chocolate, é realmente fascinante.

 

Novas tecnologias

A inovação não depende diretamente do uso de tecnologias. Porém, elas auxiliam bastante no processo de inovação. Tecnologias como Cloud Computing, Big Data e Internet of Things permitem que os colaboradores passem mais tempo inovando, pensando de forma estratégica e trabalhando em equipe em qualquer lugar do mundo.

 

Ambiente de trabalho

Empresas tradicionais geralmente possuem ambientes pouco coloridos, com paredes entre os departamentos. Além disso, elas exigem que os profissionais adotem um vestuário formal e não permitem que eles trabalhem em qualquer lugar nem personalizem suas estações de trabalho.

 

Tudo isso deixa o ambiente muito formal. E somente um ambiente informal e descontraído pode estimular o cérebro da equipe, deixá-la mais criativa e facilitar o processo de inovação.

 

Alto risco e alto retorno

Por estar rodeada de incertezas, a fase inicial é cercada de imprecisões, o que acaba gerando riscos maiores do que os modelos de negócio mais tradicionais. Em contrapartida, espera-se um alto retorno também e a possibilidade de oferecer uma solução inovadora que possa ser utilizada por muitas pessoas.

 

Não se acomode

Aceitar as mudanças, buscar por atualizações, colocar em prática o que foi definido em um processo de inovação é um passo fundamental, caso contrário, o resultado se perde. Grandes empresas deixaram de existir por simplesmente se acomodar. Também é importante analisar as tendências. A informação caminha junto com a inovação. As partes interessadas em inovar precisam estar atualizadas e atentas às movimentações do mercado.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

onze − seis =

You may also like