Como melhorar a comunicação com o seu cliente

By

A comunicação com o cliente é parte fundamental desse relacionamento que deve ser objetivo, respeitoso e amigável. Mas como criar uma comunicação eficiente com os clientes e proporcionar uma ótima experiência? 

A comunicação é indispensável para um relacionamento saudável

Estar em um relacionamento requer uma comunicação clara, isso porque ruídos na troca de informações podem gerar expectativas irreais e que logo serão frustradas – e isso serve para ambas as partes.

Com a sociedade cada vez mais procurando por informações rápidas e experiências cativantes, os consumidores tem optado cada vez mais por marcas que possuam um perfil ativo e diligente para atender o cliente. Isso quer dizer que a sua empresa precisa ter personalidade – e para isso é necessário um bom trabalho de posicionamento, propósito e valores de marca.

Quais canais de comunicação devo escolher?

Nada adianta estar preparado para acolher e resolver os problemas de seus clientes se você não possui o canal de comunicação adequado para atendê-lo. É importante estar atento ao perfil do seu cliente e estar presente onde ele estiver. 

Comunicação com clientes mais jovens

Para isso, você pode observar a faixa etária do seu público. Os jovens entre 21 a 35 anos estão mais presentes nas redes sociais por serem uma geração que está mais acostumada com a tecnologia, por isso, mantenha as redes sociais empresariais sempre ativas, responda todos os comentários de suas publicações e sempre cheque as mensagens diretas em seu chat.

Comunicação com clientes mais velhos

Já o público mais adulto de 40 a 60 anos também estão presentes nas redes sociais, mas não espere que eles sejam tão ativos quanto os demais. É importante que você mantenha canais de comunicação mais tradicionais como telefone e e-mail.

Realize pesquisas de opinião 

Para atender, é preciso entender. Realizar pesquisas de opinião é uma ótima maneira de compreender a percepção do cliente de maneira direta. Assim, se um problema for relatado, poderá ser resolvido de maneira mais objetiva. Se um elogio for feito, será um sinal para reforçar os pontos positivos do desenvolvimento do seu atendimento.

Comunicação humanizada é uma ótima maneira de se aproximar

Mais uma vez, ao observar a faixa etária do seu cliente, você poderá entender qual é a melhor maneira de se comunicar. Por exemplo, com os clientes mais jovem uma comunicação com termos atuais e modernos pode ser uma estratégia interessante para melhorar a experiência com a sua empresa.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

três × quatro =

You may also like