Como o mercado de design gráfico está se adaptando a atualidade?

By

A carreira de designer gráfico está em alta no mercado, mas o esfriamento da economia e o grande número de profissionais na área tornam mais difícil encontrar emprego. Para contornar esse problema e conseguir uma vaga, assim como para evoluir em muitos outros pontos, investir na atualização profissional e em novos conhecimentos é a solução ideal. Afinal, como esse mercado está se atualizando?

As principais mudanças no mercado de design

A área de design, especificamente o design gráfico, está em evidência devido às novas demandas de trabalho, como as geradas pelas gráficas, pelas empresas que buscam ter uma boa imagem junto ao seu público e pelas mídias diversas.

 

O design e a arte estão sendo propostos como recursos capazes de transformar a economia, como a própria tecnologia, comunicação e ciência fizeram em séculos passados. Com isso, novos horizontes estão se abrindo para os designers. Entretanto, o que se espera deles também mudou, exigindo uma alteração em seus perfis.

 

Novas tendências

A formação universitária tem de ser sólida. Além disso, faz bem investir em cursos livres, de extensão e/ou especializações nas áreas de interesse; atualizar-se em tecnologia sem desprezar o valor do artesanal; ler literatura, antropologia, filosofia, administração; saber que o desenho pelo desenho não se sustenta; entender que as questões de sustentabilidade, diversidade e envelhecimento populacional nunca mais poderão ser ignoradas.

 

Ouvir e ser ouvido

Participar de discussões online, como as encontradas em fóruns de discussão, blogs, twitter, facebook etc, além de promover uma troca interessante de informação, também pode ajudar a manter por dentro do que está rolando por aí. Os designers precisam ser proativos; cadastrar-se em fóruns, fazer comentários em blogs que o interessem e compartilhar as opiniões com a comunidade de design que existe mundo afora. Você vai ver quanta informação, que não se encontra fácil por aí, existe na cabeça de outros designers.

Destacar-se diante a multidão

Como dito anteriormente, ter um diferencial é um ponto essencial para o designer que deseja alçar altos voos em sua profissão: grandes empresas e agências procuram por profissionais que tenham algo a mais para oferecer, e não apenas o básico aprendido em universidades e colégios.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

um × dois =

You may also like