Ser uma marca competitiva e bem posicionada no mercado é resultado de todo um preparo que está diretamente ligado à produtividade da empresa. A lógica é simples: quando se tem processos eficientes, a equipe produz mais em menos tempo, consequentemente se tornando mais efetiva na busca por vendas e resultados. Mas como otimizar processos em minha empresa?
Pesquise
Lembre-se que o universo não gira em torno de uma única empresa e dos métodos que ela adotou. Mantenha-se sempre atualizado das novidades, faça cursos, participe de palestras, estude, converse, pesquise. O conhecimento é o grande trunfo da humanidade, use-o com sabedoria e certamente encontrará soluções inteligentes.
Sem metodologias arcaicas
Desenvolver uma metodologia que atenda as exigências do mercado e que se encaixe em contextos atuais facilita o cotidiano do funcionamento da empresa, pois é através dela que funcionários serão norteados em buscas dos melhores resultados.
Automatizar
Insistir nos mesmos erros e esperar por resultados diferentes é a receita do fracasso. Repetir e incrementar práticas de sucesso é a chave para prosperar. Automatize os processos que foram provados e aprovados e os espalhe pela empresa e veja os resultados em redução de gastos, prevenção de erros, corte em desperdício e aumento de produtividade.
Facilite a comunicação
Em uma grande empresa, o simples fato de ir até a sala de um colega pode acarretar em bastante tempo perdido, não é verdade? Uma forma de contornar isso e aumentar a produtividade da equipe é facilitando a comunicação por meio de chats internos, redes sociais, wikis e outras plataformas virtuais.
Com isso, além de evitar que as pessoas se desloquem, é possível ter toda a comunicação da empresa registrada em um único lugar, facilitando o resgate de informações e também o monitoramento do que entra e sai.
Monitorar
Durante todo o processo de o que é otimização de processos, monitore, monitore e monitore. Depois da automação, você com certeza encontrará novos pontos de melhoria e gargalos. Identifique-os, repense o processo, implemente-o e automatize-o.
Integrar setores
Com a ajuda de sistemas integrados é possível tramitar informações em diversos setores ao mesmo tempo, alimentar e retroalimentar todos os processos da empresa e ainda construir um repositório de todo o conhecimento organizacional. Para tanto, basta escolher as ferramentas certas de gestão e