Como são feitas as impressões offset?

By

O offset é um dos processos de impressão mais utilizados, e é ideal para grandes quantidades de impressos pois o papel corre pela máquina, e não precisa de nenhuma intervenção humana enquanto o processo é feito. Em contrapartida ela precisa de vários ajustes durante a impressão, seja na quantidade de tinta e água ou seja na hora em que um impresso for ter mais de uma cor, por exemplo.

Quais produtos imprimir em offset?

Recomendado para altas tiragens com ótima qualidade. É possível fazer impressão em diferentes gramaturas de papel e formatos, além de cores especiais. É muito aplicada em revistas, panfletos, cartões de visitas, bloco de anotações, flyers e livros.

Como é o processo de impressão?

O off-set faz uma impressão indireta formada por três cilindros: A imagem que está na matriz (chapa) é transferida para o segundo cilindro coberto com borracha, chamado de blanqueta e, daí, para o terceiro cilindro, que é o papel.

Em resumo: a matriz imprime a blanqueta e esta imprime o papel. Cada região da impressora possui somente uma cor, ou seja é impressa de cor em cor. A blanqueta, ao encostar na chapa, absorve a tinta excedente e permite transferir ao papel apenas a quantidade necessária.

Tipos de impressoras

As impressoras offset podem ser classificadas em planas ou rotativas. As impressoras planas trabalham a partir de folhas soltas enquanto as rotativas utilizam bobinas de papel. As planas oferecem melhor qualidade, ideal para folders, panfletos, folhetos, cartazes e livros. As impressoras rotativas são recomendadas para projetos em grande tiragem como revistas e jornais.

Offset atualmente

Na segunda metade dos anos 1990, o offset passou a contar com um aperfeiçoamento fundamental: as máquinas dotadas de sistemas CTP (computer-to-press), que permitem a entrada dos dados de arquivos digitais diretamente na impressora, onde é feita a gravação das chapas.

Este processo também garante o aumento da qualidade final da imagem gravada. Isso deixa a imagem perfeita. Existem métodos de gravação de chapas mais avançados ainda, como o processo de gravação através de UV (Ultravioleta), dispensando assim o laser. O método offset veio para revolucionar o mercado da impressão e vem se inovando constantemente com a tecnologia digital.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

15 − dois =

You may also like