Como ser um bom empreendedor se eu comecei agora?

By

Abrir um negócio é sempre um grande desafio. Muitos empreendedores se concentram apenas na ideia e esquecem o principal: elaborar um bom planejamento estratégico e financeiro. A cada 100 empresas abertas no Brasil, pouco mais de 75 sobrevivem ao primeiro ano, segundo o Sebrae. O que fazer para começar em grande estilo e ter um negócio promissor?

Entenda de empreendedorismo

Aprofundar-se é fundamental. Faça cursos de gestão, procure órgãos especializados e tente entender ao máximo sobre todas as esferas de sua organização. Como exercício inicial, faça um plano bem elaborado, procurando identificar as necessidades de seu público-alvo e oferecer os melhores produtos e serviços.

Lógica

A empolgação em abrir uma empresa pode fazer uma pessoa abdicar de um dos recursos mais elementares da natureza humana: o pensamento lógico. Além de delimitar seu público-alvo, saiba que vários pontos são importantes para o sucesso. Por exemplo, um empreendedor da área de alimentos não pode pensar que vai atingir toda a população se ele vender apenas produtos diet, por exemplo.

Faça o que você sabe

Não comece um negócio simplesmente porque parece atraente ou promete lucros mirabolantes e enormes margens de retorno. Os negócios em torno de seus pontos fortes e talentos terão uma maior chance de sucesso. Não é só importante para criar um negócio rentável, é importante também que você está feliz gestão e ele cresce dia após dia.

Não tenha medo de fracassar

Se você identificou uma boa oportunidade de negócio, se preparou para o desafio e está pronto para empreender, não tenha medo de errar. Uma das vantagens de ser jovem é que você pode continuar tentando. Muitos empreendedores de sucesso fizeram várias tentativas antes de acertar.

Prepare-se para despesas não planejadas

Apesar de você manter um bom planejamento e controle sobre o dinheiro, haverá sempre despesas que não foram previamente incluídas no orçamento inicial. Estar preparado para gastos não planejados como compra de novos equipamentos e produtos, oportunidades de última hora que exigem investir dinheiro, irá manter a empresa e os negócios nos trilhos.

Saiba negociar

Procure estabelecer uma base de contatos. Vá à feiras e eventos do segmento para conseguir expandir seu networking. A arte de negociar deve ser muito bem trabalhada. Não se esqueça que uma boa negociação acontece quando a outra parte se sente beneficiada.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

vinte − dez =

You may also like