Como ser um líder de referência?

By

Gerir uma empresa com suas oportunidades e riscos exige, de qualquer líder, inúmeras qualidades além das competências técnicas, como resiliência, espírito de equipe, entusiasmo, inteligência, carisma, visão, otimismo, motivação, participação, delegação de tarefas e cobrança de resultados de forma adequada. Ele precisa ser uma referência para o seu time. Confira nosso post e saiba dicas especiais para ser um líder melhor!

 

Autoconhecimento

A primeira característica importante é a de saber guiar a si. Esta não é uma tarefa fácil e quem consegue fazê-la logo se torna um ponto de referência para os outros, um líder aos olhos de quem não possui essa capacidade.

Seja um exemplo

Você precisa que a sua equipe esteja mais engajada, motivada ou comprometida com um projeto? O próprio líder deve ser o primeiro a se comprometer e estar disposto a sempre buscar as melhores soluções e, assim, alcançar excelência nos resultados.

 

Ofereça feedbacks consistentes e contínuos

A comunicação adequada tem um grande peso na gestão de equipes, permitindo que todos fiquem alinhados e melhorem continuamente. Nesse sentido, uma importante prática é o feedback, ou melhor, o retorno de informação dado a cada um dos profissionais.

 

Comunicação

Ser capaz de descrever de forma clara o que você quer é extremamente importante para o bom funcionamento de uma equipe. Treinar novos membros e criar um ambiente de trabalho mais produtivo depende de uma comunicação saudável também. Estar acessível aos seus funcionários e conversar fora do horário de trabalho pode ajudar no processo de estabelecer uma boa comunicação.

 

Confiança

Qualquer empresa enfrentará tempos ruins, mas cabe ao líder mostrar confiança no negócio e passar tranquilidade aos funcionários. Grande parte do trabalho do líder é apagar incêndios e manter a moral da equipe, assim como o nível de confiança no negócio.

 

Compromisso

Se você espera que sua equipe trabalhe duro e o faça com qualidade, você é o primeiro a dar esse exemplo. Não há motivação maior do que ver o chefe comprometido com o projeto que você também ajuda a criar. Provar seu comprometimento com a empresa só vai ganhar o respeito dos colaboradores, assim como inspirá-los a ir além.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

11 − sete =

You may also like