Como ter mais soluções criativas?

By

Vivemos em um mundo feito de ideias que melhoram a nossa vida, aperfeiçoam o nosso trabalho e até mesmo reinventam processos. Além do mais as pessoas que possuem as melhores ideias conseguem ganhar visibilidade no mercado e ganharem mais crédito. Mas como ter essas soluções mais criativas?

Entregue-se à criação

Você se lembra de quando era criança e, com a criatividade aflorada, era capaz de criar cenários extraordinários para suas brincadeiras? Na medida em que nos tornamos adultos a criatividade passa a ser limitada. Por isso, é imprescindível que você tome consciência e escolha ser criativo.

Faça análises

Desvende os incômodos do cotidiano. Isto é, seja crítico em relação aos produtos ou situações com os quais se depara no dia a dia. Faça uma lista do que não o agrada e por quê. Quais seriam formas possíveis de solucionar esses incômodos?

Fique sempre aberto e atento

Prestar a atenção ao que acontece ao redor e fazer conexões com outros temas e possibilidades é fundamental para treinar a criatividade. Não se atenha apenas àquilo que apresenta uma finalidade clara naquele momento, mas mantenha-se disponível para encontros, leituras e experiências despretensiosamente.

Pense em diversas possibilidades

Imagine diferentes aplicações para um objeto. Uma caneta pode ser também um prendedor de cabelo (semelhante àqueles palitos que seguram coques). Também pode fazer as vezes de régua, como suporte ao desenho de uma linha reta. Uma garrafa de vidro pode não só comportar líquidos, mas também assumir a função de vaso de flor, por exemplo.

Escreva

Sabe quando você está numa situação completamente rotineira e tem uma ideia promissora, mas sem aplicação na atual conjuntura da empresa? Diante deste cenário, o ideal é que você anote esta realização num caderno ou bloco de notas para que você não a esqueça. Assim, num momento de dificuldade, você já terá algum material com o qual trabalhar, facilitando o trabalho da sua equipe.

Exponha-se a novas ideias e informações

Só assim você vai conseguir externalizar sua criatividade. Ver o trabalho das pessoas pode lhe trazer inspiração para enfrentar desafios, promover mudanças e explorar mais o ambiente à sua volta.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

4 × quatro =

You may also like