Confira as curiosidades sobre o design gráfico!

By

A área do design gráfico é tão ampla, tão cheia de peculiaridades, que há muito a se descobrir sobre ela. Separamos algumas curiosidades que contemplam as áreas de tipografia, criação, indústria e edição de imagens. Confira!

 

O começo de tudo…

Diz a história que tudo começou quando a Federação Alemã do Trabalho, a “Deutscher Werkbund”, resolveu unir profissionais como designers, artistas, arquitetos e políticos, entre outros, que buscavam a reconciliação entre a arte e a indústria germânica. Afinal, os participantes da associação acreditavam que arte e indústria deveriam andar juntas. Fundado em 1907, em München (Munique), o Deutscher Werkbund para muitos é o que marca o início da história do Design Gráfico.

 

O que faz um designer gráfico?

Pode-se dizer que ele resolve problemas de comunicação por meio da criação de artes e desenhos. Mas por mais que se fale em artes e desenhos, a ferramenta principal desse profissional é, hoje em dia, o computador, equipado com programas como Photoshop, Illustrator, 3D Studio Max, Adobe Premiere etc.

 

É claro que não basta apenas saber um pouco sobre como usar esses programas para ser um profissional do design, afinal, além de técnica, também é preciso talento e estudo.

Origem da caixa alta e caixa baixa

Os termos caixa alta (letras maiúsculas) e caixa baixa (letras minúsculas), usados até hoje, datam da época em que era preciso formar palavra por palavra com pequeno quadrado de chumbo e prensá-los no papel a ser impresso. Imagine quanto tempo demorava a escrever um pequeno parágrafo como este!

 

Para facilitar o trabalho demorado e repetitivo do profissional, os caracteres mais usados (minúsculas, algarismos, espaço e pontuação) ficavam mais próximos, na parte mais baixa e acessível do espaço onde ficavam as caixas com tipos. Os caracteres menos usados (maiúsculas), por sua vez, ficavam na parte mais alta.

Quais áreas o Design Gráfico contempla?

O Design Gráfico trabalha com Identidade Corporativa (branding), Design de Embalagem (produtos, mercadorias, lançamentos), Design Editorial (revistas, magazines, livros), Design Digital (criação de jogos, sites, portais, softwares, soluções digitais), Web Design, Design de Interação, Design de Games, Sinalética (sinalização) e Tipografia.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

9 + 3 =

You may also like