Corel draw ou illustrator? Descubra as diferenças!

By

A pergunta “Corel Draw ou Illustrator?” já tem muitos anos e um dos tópicos que mais esquentam a discussão entre designers é o tipo de software utilizado para realização de projetos. Embora na área de edição de imagens haja uma supremacia do Photoshop, no ramo vetorial há uma antiga e interessante concorrência entre Corel Draw e Adobe Illustrator. O software da Adobe costuma ser mais querido entre designers da geração Apple. Já o Corel Draw é um velho e antigo parceiro dos designers Old School. Saiba mais sobre esses importantes programas!

 

Adobe illustrator

Lançado em 1987, o Illustrator é um editor gráfico de propriedade da Adobe, responsável também por programas como Photoshop e InDesign.

 

Atualmente, é usado em empresas e estúdios de design como principal ferramenta de criação de artes gráficas, modelos para corte e impressão 3D, assim como bases para animações digitais.

Recursos artísticos é o diferencial do Illustrator

Para usuários iniciantes, ele não tem uma interface tão amigável e simplificada, pelo menos para quem não utiliza outros softwares da família Adobe. Isso pode dificultar o seu aprendizado e utilização no primeiro momento.

 

No entanto, seus painéis móveis (como no Photoshop) trazem formas de personalização da interface e suas ferramentas e recursos têm características mais artísticas e performance mais detalhada.

 

Coreldraw

Um pouco mais jovem que seu concorrente, o CorelDRAW teve sua primeira versão pública lançada em 1989 pela produtora canadense Corel. Focado na criação de artes gráficas bidimensionais, é bastante popular entre gráficas ou agências de design de pequeno e médio porte.

 

Facilidade é o seu diferencial

Com uma interface mais simples e amigável para iniciantes, o Corel é usualmente o primeiro contato do profissional iniciante com esse tipo de programa. E são justamente a facilidade, a simplicidade e o visual mais intuitivo das ferramentas e atalhos que compõem os principais pontos positivos do Corel Draw.

 

Afinal, qual é o melhor?

O Corel é mais simples e, em certos aspectos mais limitado, porém é mais fácil de ser usado e tem recursos e configurações gráficas mais abrangentes. Justamente por isso, de forma geral, é mais indicado para quem lida frequentemente com produções gráficas simples mas de grande escala, até mais “burocráticas”: material de escritório, formulários, layout de páginas, blocos etc.

 

O Illustrator, por sua vez, tem um viés artístico e detalhista – e justamente por isso às vezes é um pouco complicado e difícil de ser utilizado. Seu uso mais indicado está no próprio nome: ilustrar. Quem trabalha com ilustrações e layouts profissionais voltados para a web, que demandam perfeccionismo, pode contar com o software da Adobe para realizar um bom trabalho.

 

E na sua opinião, qual é o melhor? Fale para gente!

Leave a Comment

Your email address will not be published.

11 + 15 =

You may also like