Devemos julgar o livro pela capa?

By

O conteúdo importa mais que a embalagem. Essa é a lei. Mas que a aparência externa tem grande importância, disso ninguém pode negar. Desde o momento de comer, em que primeiro degustamos com os olhos, até a escolha de uma roupa nas prateleiras da loja, a impressão inicial, exerce grande influência.

O ensinamento de que não se deve julgar um livro pela capa foi questionado por cientistas da Universidade de Tilburg, Holanda. Eles mostraram capas de obras pouco conhecidas a 32 pessoas e pediram que descrevessem o tipo de texto que havia ali. Eles acertaram em 77% das vezes.

Uma boa capa dá pistas daquilo que está por vir nas linhas do livro e instiga a curiosidade para os personagens e a trama escondidos sob o título da obra.A capa é quem fica exposta na prateleira de casa e, no caso de obras pouco conhecidas, é quem ampara todas as críticas e as primeiras impressões dos leitores em potencial.

Nenhum livro é tão bom que não possa ficar mais interessante e rico com uma embalagem bem projetada, amarrada ao seu conteúdo.

A identidade visual para a marca é muito importante e ela deve sim se estender às suas capas. Se você tem um livro físico em livrarias, fazer o leitor bater o olho e reconhecer o seu estilo, antes mesmo de ler o título, é importantíssimo e ajuda nas vendas. Se você é um escritor auto publicado na Amazon, ou em sistemas similares, é mais importante ainda.

Em um mar de amadores, uma capa profissional e que reforce sua marca enquanto autor é um grande diferencial. E você tem total controle sobre o processo de criação.

No mercado editorial, cada vez mais surgem autores independentes, ainda mais por conta da impressão sob demanda, em que as cópias de um livro, são impressas somente quando encomendado, tornando possível que qualquer pessoa imprima seu livro. Assim sendo, a competitividade aumenta muito, e causar uma boa impressão logo de cara, muitas vezes é um dos fatores que fará esse potencial comprador pensar duas vezes em deixar o livro na prateleira em vez de embarcar na história que o livro apresenta.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

13 − dois =

You may also like