Estou com bloqueio criativo e agora?

By

Bloqueio criativo pode ser entendido como uma dificuldade que as pessoas têm em determinado momento de ter uma nova ideia ou inspiração. Pode acontecer com qualquer um, principalmente com os profissionais que trabalham diretamente com a criatividade, como por exemplo, músicos, artistas e escritores.

Não existem regras e nem um método correto para ter criatividade. A inspiração não é algo que possamos ligar e desligar quando precisamos. Mas nem sempre temos a melhor ideia, ou talvez nenhuma dela. Ele pode chegar em qualquer momento, pode durar um tempo indefinido, e pode te trazer muitos atrasos nos projetos em andamento. O que fazer então para impedi-lo?

Perseverança

Encare problemas não como infortúnios, mas sim como desafios que colaboram para o crescimento profissional e pessoal. Antes de jogar tudo para o alto, analise com calma a questão. Tente se focar e se concentrar nas pistas que aparecerão inevitavelmente no decurso. Elas podem ser pontos de partida interessantes se bem testadas.

Relaxe

Ansiedade só atrapalha. Então, para evitar bloqueios criativos se permita relaxar e tornar esse momento de descanso diário, como comer e tomar banho.

Não siga regras

A criatividade, assim como tudo na vida, não tem regra e nem mapa para ser seguido. Nunca tente recriar algo que deu certo uma vez. E nem refaça todo o processo já feito para chegar em um ótimo resultado. Inove e ignore passos do passado.

Conte seu projeto para alguém

O que importa nem sempre é a opinião da outra pessoa (apesar de algumas serem muito úteis), mas só o fato de você conversar sobre a sua história pode ajudar a elaborar melhor aquilo que estava travado na sua mente.

Mantenha-se inteirado

 Acompanhar as novidades da sua área, ler as principais publicações e blogs, viajar e visitar galerias e museus são formas de se manter informado e criativo. Quanto mais repertório cultural você tiver, mais produtivo será.

Não tenha medo de julgamentos

Não tenha medo do seu caderno, ele não vai contar pra ninguém as besteiras que você escreve. Liste palavras aleatórias, escreva frases relacionadas com o tema sobre o qual você precisa pensar, desenhe até bonecos de palitinho, se ajudar.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

12 − 3 =

You may also like