Etiquetas: o que são?

By

Etiquetas, tags ou rótulos são inscrições, imagens, legendas e outros materiais gráficos ou descritivos que estão gravados, impressos ou colados sobre as embalagens de produtos contendo apenas itens que trazem informações, como validade, modo de preparo ou até mesmo uma mensagem ao seu consumidor final. Mas também se tornou uma forma de atrair a atenção dos consumidores. Em conjunto às embalagens, a etiqueta pode servir como uma excelente estratégia de marketing e figurar até mesmo um diferencial da sua marca.

A principal função dos rótulos e etiquetas é informar o consumidor o que ele está  consumindo para que as melhores escolhas possam ser feitas. No entanto, as tags podem ser utilizadas como canal de comunicação entre a empresa e o cliente final, promovendo a atração de clientes e servindo como uma estratégia de fidelização, de forma que a pessoa identifique rapidamente a marca e opte por comprar novamente o seu produto.

Qual é a importância das etiquetas? 

As embalagens e os rótulos são importantes por ser o primeiro contato do seu produto com o consumidor, por isso é necessária a atenção aos elementos visuais dos produtos, já que as decisões de compra não são influenciadas apenas pela qualidade ou preço, mas também pela apresentação.

Os elementos visuais podem ser cruciais na experiência e na percepção do cliente com a sua empresa. Elementos de design como cores, fontes, linguagem e materiais ajudam a afirmar a identidade da sua marca, trazendo valores emocionais ao produto e despertando desejo no consumidor. Rótulos de cervejas artesanais, por exemplo, podem transmitir valores do fabricante, assim como sentimentos de exclusividade para aguçar a atração do público pela marca. Porém, assim como podem facilitar a adesão e a fidelização dos consumidores, também podem acabar por afastar o público.

Meio ambiente

Com a crescente preocupação com o meio ambiente, o público não só busca produtos com embalagens sustentáveis, mas querem ter a opção de reaproveitar algumas embalagens, como potes de vidros e outros materiais. É por isso que o empreendedor precisa ter em mente também a experiência do cliente na hora de elaborar rótulos e etiquetas, e claro, onde eles vão ser postos.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

3 × três =

You may also like