Já teve seu insight hoje?

By

Um insight é um acontecimento cognitivo que pode ser associado a vários fenômenos, podendo significar compreensão, intuição e conhecimento. Alguns especialistas afirmam que o insight é a perspicácia ou a capacidade de apreender alguma coisa e acontece quando uma solução surge de forma repentina.

 

São muitas as formas que os insights podem aparecer, nas mais diversas áreas da nossa vida. O que existe em comum em todos os insights, é que surge uma clareza maior do que antes. Às vezes ficamos até surpresos por não termos percebido algo tão óbvio. Afinal, qual o poder do insight?

 

Se tem uma coisa que deve nortear todo o trabalho do profissional de planejamento é justamente a busca pelo insight. É ele que pode direcionar toda uma campanha publicitária, criar posicionamento para uma marca e criar um diferencial criativo que toda empresa procura. Não é questionável o fato de pessoas serem mais criativas que outras, mas o fato é que essa criatividade é algo que pode e deve ser construído.

 

Como ter um insight?

Não é preciso buscar um insight, ele simplesmente surge. Você pode ter um insight em qualquer lugar, geralmente nas horas mais inesperadas. Mas tem coisas que ajudam, como ler mais, conhecer novas culturas, experimentar coisas novas, todo aquele papo que a gente já conhece pode mesmo fazer a diferença. É preciso se desenquadrar, se deixar surpreender. Emergir no lado fantasioso da coisa.

 

Cada pessoa enxerga o mundo de sua forma, e não é a toa que um dos grandes métodos criativos das empresas de publicidade é o brainstorm (a famosa tempestade de ideias).

 

Anote tudo!

Vários insights surgem durante pesquisas e leituras. A dica é anotar em uma folha todos que veem a mente e depois incluir um slide no Power Point um que possa ser um resumo ou um slogan do que você deseja passar. Raramente o seu insight vai virar o slogan da campanha, mas pelo menos ele vai ajudar no processo criativo.

 

Os métodos tradicionais já não são suficientes para conquistar os consumidores que estão cada vez mais complexos, paralelamente a isso aumentou nos últimos anos a oferta por produtos, serviços e marcas, e consequentemente a cobrança dos profissionais de Marketing em busca da inovação e soluções.

 

Tags:

Leave a Comment

Your email address will not be published.

12 − dez =

You may also like