Marketing 4.0 – Qual é o atual perfil do consumidor?

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Estamos cercados pela tecnologia. Não importa onde você more ou com o que trabalhe, ao longo do seu dia sempre surge a necessidade de recorrer a alguma pesquisa na internet, solicitar serviços delivery ou aproveitar para relaxar enquanto curte as redes sociais. A questão é que a internet se tornou parte de nossas vidas. Mas como isso pode alterar o comportamento dos consumidores?

Entender para atender

Entender o comportamento do atual consumidor é indispensável para criarmos estratégias bem sucedidas que alcancem os consumidores e criem um impacto significativo e positivo na hora dele escolher onde comprar. Mas para isso, é importante entendermos em qual momento o consumidor vive e o que ele procura.

Marketing 4.0

Quem é um pouco mais antenado no mundo da comunicação digital já sabe o que significa o Marketing 4.0, mas se você ainda desconhece esse termo, fique tranquilo que iremos te explicar.

O Marketing 4.0, fenômeno descrito por Philip Kotler em seu livro que leva o mesmo nome do termo, descreve o avanço do consumidor em relação ao mundo digital. Se antes era apenas necessário um bom comercial de televisão para engajar as compras de um produto no supermercado, agora é necessário que o produto seja integrado em tudo o que cerca o cliente – ou seja, o mundo digital. Se fosse possível definir o Marketing 4.0 em um palavra ela seria “integração”.

Marketing online e offline 

Com essa necessidade de integração que ocorre de forma subconscientemente no consumidor, é necessário que as empresas criem estratégias que alinhem tudo o que eles fazem offline – marketing visual, propagandas em outdoors, flyers, panfletos e tudo mais – com a sua presença no online. A integração desses dois “ramos” de comunicação é fundamental.

Aplique estratégias de comunicação 

Para exemplificarmos, vamos supor que a sua empresa de calçados esteja tentando engajar ainda mais o seu público a fim de ter um aumento de 25% de vendas. Para criar uma estratégia que leve o consumidor do mundo real (fora da internet) para dentro do mundo online (com o uso de redes sociais) e fazer com que ele retorne trazendo mais pessoas para consumir na sua loja, basta criar uma campanha que utilize recursos de conteúdos online e offline.

Ainda no caminho da suposição, a sua campanha promocional que tem por tema “Estamos na moda!” acontecerá simultaneamente dentro de sua loja e em suas redes sociais. A promoção irá funcionar assim, todos os clientes que comprarem um par de sapatos e postarem uma foto em suas redes sociais usando o item que comprou com a hashtag “#EstamosNaModa” irá ganhar 10% de desconto em sua próxima compra. 

Gostou da ideia? Viu como fica fácil engajar o consumidor e fazê-lo usar as próprias redes sociais ao favor de sua empresa? O consumidor que está imerso na onda do Marketing 4.0 se sente participante de uma experiência bem maior do que ele teria caso apenas entrasse em sua loja, comprasse e saísse. 

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