NOVEMBRO AZUL – Você conhece os sintomas do câncer de próstata? Descubra agora!

By

Muito comum entre os homens, o câncer de próstata é responsável pela morte de quase 29% da população masculina. Segundo as estatísticas do INCA – Instituto Nacional de Câncer, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. Mediante a esses números alarmantes, é necessário ficar atento aos sinais e sintomas que essa doença apresenta.

Você já sabe o que é a próstata?

A próstata é uma glândula do sistema de reprodução masculino, aproximadamente do tamanho de uma castanha. Localizada logo abaixo da bexiga, envolvendo a uretra (canal urinário), a próstata é responsável, junto a outras vesículas seminais, pela produção do espermatozoide.

Sintomas do câncer de próstata

Durante a fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas, por isso pode ser considerado como uma doença silenciosa. Estima-se que cerca de 95% dos tumores do câncer de próstata estão em fase avançada quando diagnosticados, o que dificulta o tratamento.

Os sintomas mais recorrentes são:

  • Dor óssea;
  • Dores ao urinar;
  • Dificuldade para urinar;
  • Vontade frequente de urinar;
  • Presença de sangue na urina ou sêmen.

Embora na maioria dos casos seja uma questão genética, existem alguns fatores de risco que elevam as chances do desenvolvimento do câncer de próstata. Por isso, fique atento a esses fatores de risco.

  • Histórico familiar (questão genética hereditária);
  • Obesidade;
  • Má alimentação.

Prevenção
A forma mais eficiente de prevenir e tratar o câncer de próstata corresponde ao diagnóstico precoce. Mesmo sendo uma doença silenciosa, os homens precisam ficar atentos e sempre realizar check-ups médicos para acompanhar a saúde.

Cuidado com os pré-conceitos
Acerca do exame de toque para o diagnóstico do câncer de próstata há inúmeros pré-conceitos e tabus. O que é um problema, pois socialmente os homens tendem a cuidar menos da saúde quando comparados às mulheres.

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata foram diagnosticados através do exame de toque retal. Por isso é importante que você não deixe de realizar os seus exames frequentemente para manter a saúde em dia e prevenir doenças, principalmente o câncer de próstata que ameaça a saúde dos homens.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

20 − 6 =

You may also like