O passo a passo de um projeto gráfico de uma revista: do público-alvo à impressão

By

As revistas consideradas por muitos algo retrógrado e facilmente substituível ainda têm um grande valor visual e comercial, podendo oferecer um mundo de possibilidades com cores, fotos e ilustrações que chamam a atenção nas bancas de jornais. Aqui nós ensinaremos o passo a passo para uma boa criação de revista.

Público-alvo

O primeiro passo a seguir para engatar no projeto da sua revista é definir quais serão os receptores do seu conteúdo.

No caso do projeto editorial gráfico, é necessário separar em dois perfis: o perfil demográfico e o público conceito. O perfil demográfico envolve idade, sexo, localização geográfica, perfil socioeconômico e até mesmo escolaridade. Já o público conceito é referente ao comportamento e estilo, exigindo uma pesquisa mais aprofundada.

Somando as pesquisas dos dois perfis, temos a persona para o início do projeto, e em decorrência disso o tema da sua revista.

Conceito editorial

 O conceito editorial abrange três modalidades: missão editorial, fórmula e logotipo/título das publicações que seguirão um padrão por determinado tempo. Assim, a revista ganha poder visual, pois quando o leitor bate o olho, ele automaticamente associa a fórmula à marca, e ao ler descobrirá a missão da revista. O exemplo a seguir ilustra bem essa ideia:

Fórmula e logotipo da revista Vogue

Projeto gráfico

 Essa pode ser considerada uma das etapas mais importantes de todo o processo editorial de uma revista. É aqui que você definirá o tamanho do papel, o acabamento, a tipografia e as cores, assim como o grid e todos os elementos necessários para uma boa página que será impressa e distribuída.

Edição e finalização

Na etapa da edição são tratados todos os assuntos que os jornalistas e produtores de conteúdos desejam abordar. O acompanhamento de um designer é importante nessa fase, já que eles definem visualmente como a revista ficará melhor para o público, sendo uma das partes mais detalhadas de todo o projeto.

A finalização é o fechamento de todo o projeto. Essa fase exige o acompanhamento do  dono da revista ou alguém responsável em verificar se todos os elementos editados e colocados nas páginas estão saindo impressos conforme o esperado. Todo o material gráfico só pode ser considerado concluído após publicado, já que em todos esses processos ajustes acontecem. A dica mais importante entre todos esses passos é encontrar uma boa gráfica que te auxiliará em tudo durante a etapa da impressão. 

 

Leave a Comment

Your email address will not be published.

sete + treze =

You may also like