O poder das cores, entenda como a psicologia pode alterar a percepção da sua marca

By

É muito provável que você já tenha ouvido falar a respeito da psicologia das cores, afinal, esse termo está presente em filmes e séries de cultura pop, e em elementos que nos cercam. As cores são amplamente usadas para a construção de produtos, propagandas e na publicidade, principalmente na constituição da identidade de uma marca.

O que é a psicologia das cores

A história dos estudos das cores começou com Isaac Newton, quando ao realizar experimentos científicos com o auxílio de um prisma, identificou que a cor branca se dividia em diversas outras cores. Mas é somente com Johann Wolfgang Von Goethe que a teoria das cores começou a ser desenvolvida.

Na teoria das cores, as cores quentes (vermelha, amarelo e laranja) possuem caráter estimulante e dinâmicos. Diferente das cores frias (azul, roxo e verde) que apresenta caráter acalmante, suave e estático.

Psicologia das cores e a construção da identidade visual.

Antes de continuarmos, é importante que você saiba o que significa branding – o branding é responsável pela construção da marca e a percepção que o consumidor terá. É durante o branding que o nome, slogan, símbolos, logotipos, cores e quaisquer outros elementos que acompanharam a divulgação da marca sejam desenvolvidos.

Devido a isso, é durante esse processo de concepção da marca que as cores devem ser escolhidas e associadas ao proposito. A cor é parte tão importante da divulgação da marca, que se alguém te perguntar uma marca de fast-food mundialmente famosa com as cores vermelho e amarelo, você rapidamente saberá responder. Inclusive, essa mesma marca realizou uma campanha de divulgação incrível usando apenas a paleta de cores dos seus produtos.

Como usar a psicologia das cores na sua marca?

Agora que você conhece mais a respeito da psicologia das cores, já pode aplicá-la em sua estratégia de marketing. Não se surpreenda se achar que irá precisar trocar a sua paleta de cores atual. O importante é que você poderá, refazer o branding da sua marca e começar uma nova fase no processo de divulgação da sua empresa, de maneira muito mais assertiva, segundo a psicologia das cores.

 

Leave a Comment

Your email address will not be published.

5 × três =

You may also like