O que é brainstorming e como usar a meu favor?

By

Brainstorming, ou tempestade de ideias, é uma reunião em grupo para debate sobre soluções a um problema. Trata-se de uma busca por abordagens inovadoras, o que no ambiente corporativo estimula o engajamento e contribui com a valorização e a motivação da equipe. Como fazer o brainstorming dar certo? Descubra neste post!

Para que seu brainstorming tenha qualidade, é preciso que:

Tenha um tema definido

Por mais que a liberdade seja um grande valor a ser preservado durante o brainstorming, é importante que todos os participantes saibam muito bem por que estão ali. Você precisa estabelecer um problema claro a ser resolvido pelo grupo, que pode ser formulado em uma única pergunta, tópico ou expressão.

Sem censura

Não pode haver críticas nem debates sobre as ideias apresentadas para que todos possam expor suas opiniões de forma livre e sem restrições.

Incentive ideias exageradas

Ideias exageradas e irrealizáveis são ótimas para estimular a equipe. Elas podem ser entendidas como aquelas que poderiam ser viabilizadas, mas que sua empresa ou equipe não possui a capacidade ou os recursos necessários para colocá-la em prática naquele momento. Lembre-se de manter o foco no problema e não criticar ou ironizar as ideias exageradas, pois elas podem ajudar a estabelecer uma resolução ideal.

Crie um ambiente agradável

Para abrir a reunião de tempestade de ideias, nada melhor do que quebrar o gelo. Lembre que você terá à mesa pessoas diferentes, de perfis variados, de áreas diversas, que talvez até não tenham um bom relacionamento, o que é comum nas organizações.

Esse é um momento diferente daquele que elas vivem em suas rotinas. Então, trate de fazer a sua parte para garantir um ambiente agradável.

Encerre com uma solução encaminhada

Nem sempre será possível sair da reunião de brainstorming com uma solução pronta para ser aplicada. Mas é importante que ela já esteja encaminhada, pois isso demonstra o valor daquele encontro e garante aos colaboradores que seu tempo foi bem utilizado.

No caso das ideias para aumento das vendas, por exemplo, a reunião pode ter apontado para a necessidade de incremento nas ações de marketing digital, com conteúdo otimizado em SEO, landing pages voltadas à conversão e geração de leads, entre outras estratégias.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

5 × 3 =

You may also like