O que é preciso saber para escrever um livro infantil?

By

A escrita para crianças, como qualquer outro gênero de literatura, obedece a regras próprias. As crianças, apesar da sua visão pouco formatada do mundo, são perspicazes e não se deixam levar por qualquer ilusão. Simplificar não é o mesmo que facilitar. A linguagem é o meio.

Encantar uma criança por meio da leitura é um desafio para muitos escritores. Ao contrário do que as pessoas pensam, escrever um livro infantil não é apenas imaginar uma história com personagens fofinhos e um final feliz. Para você que quer escrever um livro infantil de qualidade e sucesso, a Forma Certa separou algumas dicas importantes:

Pesquise muito

É muito útil ler trabalhos de outros escritores enquanto você estiver pensando em ideias para seu livro. Visite a biblioteca ou livraria local e passe algumas horas pesquisando. Pense sobre quais livros lhe atraem mais, e por quê.

Defina a faixa etária

Escolha a faixa etária do seu livro. Lembre-se que os livros ilustrativos cativam mais as crianças menores. O mais importante é usar um vocabulário e estrutura de texto adequados para o público que pretende atingir.

Evite tom adulto

Muitos livros para crianças têm o objetivo de ensinar algo ou ensinar uma lição. Isso precisa ser feito do modo mais sedutor possível para os pequenos. Muitos editores dizem que os pequenos não gostam da “voz” adulta que os textos têm. Pode ser interessante, então, encontrar uma voz mais simpática, mais próxima do público, tomando-se o cuidado de não soar forçado.

Faça da criança o personagem principal

Crianças gostam de histórias em que elas possam se identificar com os personagens, em especial com heróis que vivem grandes aventuras. Se esses heróis forem crianças, ainda melhor. Os pequenos leitores não querem ser apenas coadjuvantes em uma história de adultos.

Tenha um bom gancho

Muitos escritores acham que quanto mais desdobramentos sobre um determinado assunto, melhor. Errado: crianças até gostam de aventuras, mas se você jogá-las em um labirinto de ações a leitura pode ficar chata e desinteressante. Procure um gancho central no qual a história irá se desenvolver, mas sem perder o fio da meada.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

um × dois =

You may also like