O que é publicidade educativa?

By

A publicidade educativa é de utilidade pública. Ela se apodera das táticas de persuasão que normalmente levam ao consumo, para, em vez disso, conduzir as pessoas ao conhecimento ou despertá-las para alguma ação. Saiba mais sobre esse tipo de publicidade em nosso post!

 

Afinal, o que é publicidade educativa?

Utilizar os recursos de imagem e do discurso publicitário para encantar enquanto se ensina é uma fórmula certeira para facilitar a assimilação de uma informação. Apesar de a retórica ser a mesma, a publicidade tradicional tem como principal objetivo despertar o desejo do consumo de algo, enquanto a educativa busca o despertamento para a mobilização e conscientização.

 

Qual a principal atribuição da publicidade educativa?

A Publicidade Educativa, além de cumprir o dever da propagação de ideias e conceitos, tem embutido, também, o debate de temas contemporâneos e até polêmicos. Assume posturas que suscita debates, propagando uma atitude permanente de conversação.

 

Quem usa esse tipo de publicidade?

Entidades governamentais, não governamentais e particulares utilizam esse tipo de propaganda para educar a população, ou seja, qualquer tipo de instituição pode se valer dela. Por exemplo, quando é época de eleição ou em períodos de campanhas de vacinação infantil ou de combate aos agentes transmissores de doenças, como o mosquito da dengue e febre amarela.

E como trazer isso para o privado?

Parece complicado, mas só parece. Utilizar a publicidade educativa para a sua marca é muito mais simples do que se pode imaginar. O ideal é que se busque um tema relacionado ao produto ou serviço que comercializa. Porém, se não for possível estabelecer uma ligação, pode-se simplesmente buscar uma informação relevante para a sociedade e trabalhar com ela.

 

Você que é de SP. Sabia disso?

O estado de São Paulo foi bem mais longe que os demais estados brasileiros no incentivo à publicidade educativa. Por meio da Lei 15.296/2014, ele obriga a transmissão de um filme publicitário que esclarece sobre as consequências do uso de drogas para a vida de uma pessoa.

 

Você já conhecia esse tipo de publicidade? Já pensou em quantas peças cheias de criatividade você pode fazer?

Leave a Comment

Your email address will not be published.

dois × 5 =

You may also like