O que é um banco de dados? Como ajuda na personalização?

By

Um banco de dados “é uma coleção de dados inter-relacionados, representando informações sobre um domínio específico”, ou seja, sempre que for possível agrupar informações que se relacionam e tratam de um mesmo assunto, posso dizer que tenho um banco de dados.

Existem vários tipos de banco de dados e eles estão presentes na nossa vida há muito tempo, a lista telefônica, por exemplo, pode ser considerada um banco de dados. Antigamente as empresas armazenavam informações em arquivos físicos, mas o surgimento e evolução dos computadores possibilitaram o armazenamento de dados de modo digital. Assim os bancos de dados evoluíram e se tornaram o coração de muitos sistemas de informação.

Além das tarefas operacionais, essa ferramenta preciosa ajuda uma organização a conhecer seu público, manter contato com clientes e construir um bom relacionamento com eles, traçar estratégias sólidas de crescimento, entre outros.

Imagine que você é presidente de uma grande empresa e precisa tomar uma decisão de risco para uma determinada campanha. Se há um banco de dados bem estruturado, é possível traçar um perfil claro de seus clientes, que vai de idade a classe social, para uma decisão mais assertiva.

E no meio gráfico?

No meio gráfico, o uso de banco de dados aliado com as impressoras digitais, além de todas as qualidades existentes, permite impressões personalizadas, com nomes de clientes, imagens, conteúdos e até escala de cores nos produtos impressos. Esse tipo de ferramenta permite, de maneira rápida, algo que era impossível antigamente.

Este recurso possibilita desde a confecção de campanhas de marketing direto e comunicação dirigida até a produção de documentos como carnês do IPTU, faturas de água e luz .

Como exemplo, em vez de produzir dez mil cópias de um único documento, entregando uma única mensagem para dez mil clientes, a impressão de dados variáveis pode imprimir esses dez mil documentos originais, com mensagens personalizadas para cada cliente.

Trata-se da última tendência em relevância em comunicação promocional e, também, em marketing editorial em todo o mundo, viabilizando, através do perfil adequado do cliente ou futuro cliente, o envio de informações realmente relevantes sobre produtos e serviços, otimizando o resultados nas vendas.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

dezesseis + 19 =

You may also like