O que não fazer ao construir uma embalagem?

By

A embalagem de um produto serve muito mais do que para protegê-lo: ela também informa os clientes, gera atração e ajuda até mesmo no posicionamento de marca. Com isso, realizar a criação de embalagens é uma tarefa que exige atenção redobrada para que os resultados da empresa não sejam afetados. Confira os principais erros ao construir uma embalagem nesse post!

 

Não seguir padrões e leis

O processo de criação de embalagens não é apenas criativo, mas também passa por obrigatoriedades legais. Produtos alimentícios, por exemplo, precisam conter algumas informações indispensáveis no rótulo, como a composição adequada e, mais recentemente, a indicação de potenciais itens que causam alergia.

 

Embalagens com baixa qualidade

Ainda no sentido prático, a embalagem apresenta a necessidade de ter mais uma característica: durabilidade. Para conseguir suportar tudo que foi mencionado no item anterior, ela precisa ser resistente. Isso tem a ver, também, com a escolha do material, e da confecção inteligente do mesmo.

 

Design mal elaborado

Não é difícil encontrar exemplos ruins de design, e eles costumam influenciar diretamente na percepção do público sobre o produto. O design é um dos principais elementos que não podem faltar em uma boa embalagem porque passa a primeira impressão para o cliente. O conjunto de imagens, texto, cores e a disposição de tudo fazem a diferença no visual.

Deixar de considerar o mercado

Por mais que a embalagem deva ter a ver com o produto e sua mensagem, ainda é indispensável pensar no mercado como um todo. Dependendo do setor no qual a sua empresa se encontra, algumas tendências são mais fortes do que outras.

 

Itens de luxo, por exemplo, exigem embalagens mais bem-acabadas e com material mais nobre, refletindo o produto de maneira geral. Por outro lado, se o mercado está preocupado com a sustentabilidade, é preciso investir em embalagens que reflitam essa preocupação.

Falta de diferenciais, como brindes

Parece clichê, mas quem não gosta de um algo a mais? É o momento de talvez enviar amostras grátis, cupons de desconto, brindes como uma fita métrica personalizada, copinhos, squeeze, enfim pense no seu orçamento, mas brinde seu cliente com algo a mais.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

16 + 18 =

You may also like