O que são booktubers?

By

Os jovens estão lendo mais do que nunca, contrariando muitas pessoas que ficavam com o pé atrás sobre essa geração que é mais ligada às novas tecnologias. De acordo com a pesquisa Retrato da Leitura no Brasil, houve um aumento de 6% de leitores nos últimos 5 anos. O ambiente digital acabou se tornando estímulo para que as pessoas conhecessem livros diferentes, além de compartilhar dicas literárias com amigos e encontrar novas formas de leituras.

Afinal, o que fazem os booktubers?

Booktubers são pessoas, normalmente não profissionais da literatura, que fazem e postam vídeos com dicas, resenhas e comentários sobre obras literárias, contando a história, os cenários e os possíveis desdobramentos pelos seus canais no youtube.

Se você faz pesquisas sobre livros na internet, provavelmente já chegou até algum vídeo e o assistiu. Hoje, plataformas como o youtube são repletas canais e vídeos sobre livros, seja sobre resenhas, unboxing de produtos literários, críticas, exibição de seus livros ou indicações. Ou até mesmo um mix de tudo isso.

Qual a importância dos booktubers?

Acima de tudo o trabalho de quem cria um canal desse tipo é o de ser um agente de conteúdo. Uma vez que muitas vezes eles são responsáveis pelo ponto de contato inicial entre o livro e o público-alvo. Isso acontece devido ao grande número de visualização dos vídeos, que são capazes de ultrapassar inclusive o de muitos programa de tv.

A interação com o público também os torna relevantes, pois muitos são capazes de criar um elo com os espectadores, o que faz com estes tenham muitos booktubers como forte referência no meio literário e de entretenimento.

Revolução no mercado literário

Algumas editoras já estão sabendo aproveitar esses formadores de opinião com influência tão estendida. O livro “À Procura de Audrey”, de Sophie Kinsella, por exemplo, foi pré-avaliado por uma booktuber dias antes de seu lançamento, e a expectativa gerada foi tão grande, que o livro esgotou assim que chegou às livrarias.

Os próprios autores estão utilizando a internet para divulgação de seus livros. A interação com o público e a produção de conteúdo personalizado para a web são bastante valorizados.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

dez + quinze =

You may also like