O que você precisa saber sobre Propaganda e Identidade Visual?

By

O Dia Mundial da Propaganda é comemorado anualmente no dia 4 de dezembro. Essa foi a data do primeiro congresso que reuniu profissionais ligados à publicidade e propaganda, no ano de 1936, na Argentina. 

 

A propaganda é um dos métodos indispensáveis para o sucesso de uma empresa, seja ela de qualquer tipo de natureza. Os profissionais que atuam nesse segmento precisam desenvolver obras e métodos criativos para atrair a atenção dos clientes a consumirem seus produtos ou serviços.

 

Entre os princípios da propaganda, percebe-se que o seu uso é fundamental para a economia, pois a disputa pela atração do cliente incentiva a competição comercial entre as empresas. 

 

Mas afinal, o que é propaganda?

Propaganda é um método de propagação de uma ideia, objetivo, princípio, prática, e na maioria dos casos, um produto ou serviço.

 

Durante o processo de propaganda (e a publicidade está envolvida nesse processo) os recursos utilizados são direcionados ao psicológico do consumidor, apelando para seus sentimentos e emoções e provocando uma ação por parte do cliente: consumir o produto.

 

Propaganda vs. Publicidade 

Para você entender melhor a diferença entre ambas as práticas, precisamos analisar alguns contextos. Como muitos dos idiomas mundiais derivam do latim, ao longo dos séculos os sentidos e significados atribuídos a essas palavras mudaram.

 

Por exemplo, nos Estados Unidos da América, o ato de propagar um serviço/produto para fins comerciais é chamado de “advertising”.

 

Na prática – e principalmente na cultura brasileira – publicidade e propaganda são conceitos que andam juntos e atuam no ato de informar as pessoas, que muitas vezes são vistas como consumidores em potencial em relação a um produto.

 

Mas é interessante observar que, não somente a comercialização de produtos e serviços, a propaganda é a forma que a sua empresa tem de comunicar a sua missão, visão e valores para a sociedade. 

 

Com os movimentos sociais cada vez mais fortes na atual sociedade do século XXI, o público, isto é, os consumidores, não são atraídos apenas por bons produtos, mas o conceito e posicionamento referente a algumas pautas sociais são tão indispensáveis quanto a qualidade dos produtos oferecidos.

 

O que torna a propaganda visual indispensável para a sua empresa? 

Você já deve ter ouvido a frase que afirma que “a propaganda é a alma do negócio”. Mas você já se perguntou o porquê? A propaganda – ou seja, a forma como a sua empresa se expressará socialmente – é a forma que o público enxergará a sua marca.

É importante entendermos que ao enxergar a sua marca, o público deverá agregar valor a ela. Ou seja, se a sua marca demonstra preocupação de valores que vão de encontro com as necessidades sociais, ela será associada a boas práticas e receberá estima social.

 

Ao possuir uma propaganda visual adequada, a sua empresa consegue expor esses valores e conquistar o público de forma subjetiva e orgânica, sem precisar forçar um relacionamento entre marca e consumidor. A identidade visual bem-feita transparece credibilidade e fortalece o profissionalismo da sua marca. 

 

Além de que, com uma propaganda e identidade visual adequadas, a sua empresa se destaca das demais. Lembra que já falamos sobre como a propaganda incentiva a competição entre as empresas? Nessa competição, a sua marca precisa tomar a dianteira e se apresentar como alguém que está interessada no bem-estar do cliente.

 

Como apresentar e desenvolver propagandas e uma forte identidade visual?

Após desenvolver os seus conceitos e valores da sua empresa, você irá precisar comunicar todo esse desenvolvimento de forma visual. É fundamental que a sua empresa esteja presente nas redes sociais e que se posicione de forma firme e clara.

 

Quanto à produção de seus serviços e mercadorias, uma boa aparência e design agradáveis são essenciais para que o cliente associe a sua marca a alguém que tenha comprometimento e profissionalismo. 

 

Alinhe a sua identidade visual

Além do que apontamos, toda a sua estrutura – digital e física – precisa estar alinhada. Se a suas redes sociais possuem um nível de qualidade exemplar de design, cores e transparência de valores, os seus pontos físicos também precisam ser, a fim de que a sua empresa seja fortificada em todos os pontos possíveis.

 

Por isso, ao investir em identidade visual, como flyers, banners, posters, embalagens, guias, revistas, catálogos, livros, cadernos, agendas e muito mais, conte com os serviços da Gráfica Forma Certa.

 

A Forma Certa acredita que o tudo o que envolve a sua empresa precisa carregar qualidade e valorização. Por isso dedicamos os nossos esforços em fazer a sua marca crescer através de uma identidade visual consolidada e de qualidade.

 

Já falamos por aqui sobre três formas de impactar o seu cliente de forma positiva, confira.

 

Leave a Comment

Your email address will not be published.

vinte − 17 =

You may also like