Papel reciclado: Realmente faz a diferença?

By

A tecnologia de computadores, smartphones e tablets poderiam ter contribuído para a diminuição do consumo de papel no mundo, porém, a maioria das pessoas ainda prefere ler conteúdos impressos, como catálogos, livros, revistas, etc. Com isso, o papel torna-se um dos produtos mais utilizados do nosso dia a dia. E quando não está sendo mais utilizado, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do papel reciclado. 

O papel reciclado tem praticamente todas as características do papel comum, no entanto, sua cor pode variar de acordo com o papel utilizado no processo de reciclagem. 

Meio ambiente

A reciclagem e compra de papel reciclado é de extrema importância para o meio ambiente. Como sabemos, o papel é produzido através da celulose de determinados tipos de árvores. Portanto, poderíamos evitar o corte de 20 a 30 árvores adultas na reciclagem de uma tonelada de papel. Além de diminuir drasticamente o corte de árvores, a reciclagem pode ajudar o meio ambiente com:

  • A economia de até 80% de energia se comparada à produção do papel virgem.
  • A economia de água, pois a produção de cada tonelada de papel novo consome até 100 mil litros de água. Ao fabricar papel reciclado, este valor cai para 2 mil de litros por tonelada.
  • O benefício gerado à população com a reciclagem de papel, já que são gerados cinco vezes mais empregos do que na produção de papel virgem.

Coleta

A coleta é uma das etapas mais importantes no processo de reciclagem, em que é feita a separação e coleta seletiva do papel. Nas empresas, condomínios e outros locais existem espaços destinados ao descarte de papel, onde é de extrema importância respeitar esse sistema para facilitar a sua reciclagem.





Leave a Comment

Your email address will not be published.

quatro × dois =

You may also like