Por que o papel couchê é tão famoso?

By

O que diferencia um papel couchê dos papéis comuns (sulfite) é que o couchê recebe produtos como carbonato de cálcio, caulin, látex e outras substâncias mais, que protegem as fibras do papel e o deixam mais liso. Com isso, a impressão fica mais superficial, deixando uma camada de tinta mais brilhante, pois há pouca absorção pelo papel. E é por isso que este papel é tão usado, por deixar os impressos mais brilhantes, mais vistosos.

Esse papel é muito utilizado pelo mercado para produção de grande variedade de materiais promocionais, de publicidade e técnicos que exigem qualidade e brilho, tais como na impressão de flyers, panfletos, folhetos, folders, cartazes, livros de arte e outros impressos que exijam boa reprodução de retículas e traços.

O que é couchê L1 e L2?

Estes termos dizem respeito ao número de lados do produto em que a camada é aplicada.  Quando o revestimento é aplicado dos dois lados, designa-se L2 e é muito usado no caso de produtos em que muitas pessoas optam pela impressão frente e verso, como flyers. Quando a camada é aplicada apenas sobre um dos lados, chama-se L1.

Posso usar couchê em qualquer impressora?

As impressoras a laser são as mais indicadas para esse tipo de impressão, porque utilizam pó de toner que é depositado na superfície desse papel especial.

Por outro lado, as impressoras jato de tinta normalmente não conseguem apresentar resultados satisfatórios, já que o papel é acetinado e sua química na superfície impede a absorção da tinta, comprometendo assim o resultado da impressão.

As tintas a base de óleo secam rápido e podem ser aplicadas sem problemas ao papel couchê, como por exemplo as offset, etc. É sempre sugestivo avaliar o equipamento antes de imprimir no papel couchê.

Gramaturas

Este tipo de papel é fabricado com várias gramaturas, varia aproximadamente entre 70gr e 350gr. As principais diferenças relacionam-se com a resistência e com a flexibilidade do papel e, no momento de escolher, deve-se ter em conta o tipo de produto impresso. Certifique, quanto maior a gramatura do papel, mais encorpado ele será.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

quatro × 4 =

You may also like