Quais as diferenças entre papel sulfite e offset?

By

Na hora de imprimir algum material muitas dúvidas surgem. Principalmente naquele momento quando alguém da gráfica faz a pergunta tão comum: em que papel deseja imprimir? Nesse post iremos falar as diferenças entre papéis offset e sulfite, confira!

 

Papel offset

Assemelha-se ao papel sulfite, porém suas características técnicas são diferentes. Por ser macroporoso, esse papel absorve muito mais tintas, dando ao impresso um aspecto “lavado”, sem vida. Sua vantagem é que podemos escrever e fazer anotações nesse papel. Seu preço é também uma vantagem, já que custa menos que os couchês. É um papel bastante versátil, utilizado em folhetos, volantes, pastas, cartazes e principalmente em papelaria interna (envelopes, papel carta, bloco, etc.).

 

Ele é considerado o papel mais simples, sendo batido em simplicidade apenas pelo papel jornal. Pode ser utilizado em impressora jato de tinta ou a laser. Nas gramaturas mais leves é confundido com papel sulfite e nas gramaturas mais altas parece cartolina ou opalina.

 

E o papel sulfite, onde é usado?

É o papel branco comum, muito utilizado em impressoras e fotocopiadoras. Pode ter várias cores e tamanhos, sendo o mais comum e conhecido o A4 (21 cm X 29,7 cm) branco. Seu nome é dado, por causa da adição do sulfito de sódio na sua fabricação. É o papel mais comum para aqueles que não participam do universo gráfico.

Como esses papéis são produzidos?

O processo de fabricação do sulfite é feito com o uso de celulose branqueada e minerais. O sulfite possui acabamento bem liso e poroso, facilitando a escrita e absorção de tinta. Outra característica que faz do sulfite um papel tão popular é seu baixo custo aliado à uma excelente aderência de tinta. Ou seja, é prático, bom e barato.

 

Já o offset, apresenta algumas diferenças sutis. Ele é produzido com polpa química branqueada e possui uma resistência bastante alta. Além disso, a colagem feita durante a produção do papel é feita a partir de amido. Daí vem sua resistência ao processo de impressão que também tem o mesmo nome, o offset, que utiliza água.

 

Está com dúvidas sobre qual é o melhor papel para seu impresso? Contate um de nossos consultores!

 

Leave a Comment

Your email address will not be published.

11 − três =

You may also like