Quais as diferenças entre realidade aumentada e realidade virtual?

By

Embora pertençam a um mesmo ramo da tecnologia (imersiva), Realidade Aumentada (RA) e Realidade virtual (VR) não são a mesma coisa. É comum elas serem tratadas como sinônimos, porém, cada uma possui particularidades!

Ainda que seja muito fácil se confundir, as propostas de cada uma dessas tecnologias são bem diferentes em vários aspectos e é isso que vai definir não somente a sua aplicação, mas também o quanto isso vai atrair o consumidor.

Realidade Aumentada

A Realidade Aumentada atua como uma ponte entre o mundo físico e digital, adicionando elementos do mundo digital ao mundo físico. Não se trata de uma nova realidade criada, mas sim da inserção de informações e objetos virtuais no mundo real ao redor usuário a partir de referenciais determinados.

A tecnologia AR está em rápido crescimento e grandes empresas da indústria tecnológica já a estão a utilizar para criação de novas ferramentas que permitem ao utilizador obter informações melhoradas sobre o que está a ver. Por exemplo, com recurso da câmera de um smartphone, é possível fazer medições virtuais, ler uma sala e gerir a disposição de móveis, entre outros, mas a AR tem ainda muito para crescer, como a integração desta tecnologia nas ciências e medicina.

Realidade Virtual

A Realidade Virtual é uma realidade que não existe. Você pode estar em qualquer lugar e por onde olhar, estará inserido dentro de uma interface tridimensional. Possibilita a ida a qualquer lugar do mundo, uma viagem no espaço ou mundos completamente novos e diferentes.

O uso dos óculos de imersão se faz obrigatório. São eles que permitem visualizar o conteúdo imersivo com a percepção de estar dentro dele. Combinado ao uso fones de ouvido, a experiência deixa o usuário completamente “cego” para o mundo real, expandindo seus sentidos de forma única, dentro do mundo virtual.

Aonde usar essas tecnologias?

As duas tecnologias possuem um leque de possibilidades de uso além da indústria de games e da área de educação. Por exemplo, as áreas da saúde, do esporte, da engenharia e do marketing também estão se adequando conforme o desenvolvimento e ampliação do sistema de realidades virtuais e aumentadas, e estão crescendo muito. As suas aplicações na vida cotidiana estão crescendo e inovando diferentes mercados.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

dois + quinze =

You may also like