Quais cuidados tomar ao produzir com dados variáveis?

By

Já ouviu falar em impressão com dados variáveis? Trata-se do recurso que permite a personalização de impressos para incluir informações como o nome do destinatário, cores e até texto! Eles são uma tendência no mundo do marketing, já que a customização em comunicações promocionais é uma das maneiras de deixar a relação de uma empresa mais eficiente. Afinal, quais cuidados tomar quando for imprimir com essa tecnologia?

 

Tenha uma base de dados bem gerenciada

Para entender como é importante administrar bem as bases de dados que serão utilizadas nas impressões variáveis é preciso entender como essa tecnologia funciona. Esse recurso só é possível quando as empresas têm informações o suficientes sobre os consumidores que receberão esses materiais.

 

Isso acontece porque o processo utiliza planilhas com esses dados para gerar cada arte ao longo da impressão. Ou seja, sem que esses arquivos estejam íntegros e organizados da maneira correta é impossível obter um bom resultado.

Conte com a equipe e as ferramentas certas

Para que seus impressos saiam conforme o esperado, equipamentos de ponta são indispensáveis, mas também a sua expertise para a elaboração de um bom projeto de impressão de dados variáveis conta muito no processo. Dessa forma você é capaz de aliar seu conhecimento prático à qualidade de um material produzido com a melhor e mais moderna tecnologia.

 

Planeje os seus materiais com cautela

Para que as impressões variáveis tenham o melhor efeito possível é preciso planejá-las nos mínimos detalhes. Digamos que você esteja criando artes para um pet shop e vá utilizar um nome customizado, um texto diferente para cada tipo de animal de estimação (gatos, cachorros, passarinhos) e a idade desses bichinhos.

 

Tenha atenção com a diagramação

As impressões com dados variáveis precisam ser diagramadas com um cuidado especial. Utilizando um software de diagramação, como o InDesign, quem cria o material deve incluir um dos dados variáveis na posição em que deseja que os demais apareçam. Assim, ele criará um modelo que será seguido pela impressora.

 

O ideal é fazer uma prova desse conteúdo, circulando todas as áreas com elementos variáveis, como nomes, comprimentos específicos e outros elementos que mudam de arquivo para arquivo.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

2 × 1 =

You may also like