Um bom atendimento ao cliente é capaz de levar a empresa a um sucesso promissor, pois leva em consideração a satisfação do usuário em virtude da resolução de problemas ou da clareza quanto às informações oferecidas. Você já deve saber de cor o quanto um cliente é literalmente o ponto-chave da empresa, seja para o empreendimento alavancar suas vendas ou para ter péssimos índices de fidelização, não é mesmo? Veja a seguir alguns erros graves na hora de atender seu cliente e comece a evitá-los já!
Falta de qualificação dos profissionais
De nada adianta intensos investimentos em maquinários se os operadores não souberem como manuseá-los. Investir na qualificação profissional da sua equipe é muito importante, pois todos só tem a ganhar: o cliente, por ser atendido por profissional qualificado, o colaborador, por estar qualificado para o mercado de trabalho e a empresa, que será vista com outros olhos pelos clientes internos e externos.
Não conhecer necessidades do clientes
Desconhecer o indivíduo com quem você está conversando, e suas principais necessidades, é o principal erro de empresas de todos os portes e segmentos no atendimento ao cliente. Neste sentido, conhecer quem ele é e os motivos pelos quais ele procura tais produtos e serviços é fundamental para um atendimento bem-sucedido e uma futura venda.
Achar que prestar um atendimento de qualidade é perda de tempo
Infelizmente muitas empresas pensam desta forma, não entendem que uma boa abordagem de seus funcionários, também é considerada um fator importante para tomada de decisões. Isto é primordial principalmente quando a qualidade de serviços ou produtos se equivalem, o cérebro humano tende a se importar mais com um local onde ele se sinta bem. Atendimento de qualidade é sim muito importante.
Excesso de automatização
Só porque muitos dos processos de comunicação e trabalho podem hoje ser automatizados, isso não significa que se deve aproveitar exageradamente deles ou que essa automação se traduzirá diretamente na poupança de certos custos até então alocados a outros colaboradores, por exemplo.
Não solucionar o problema
No caso de uma reclamação, o diálogo tem sempre que acabar com o problema resolvido. Para isso, o primeiro passo é ouvir atentamente todas as nuances do problema antes de agir. Uma ação rápida que não gera resultados causará retrabalho e frustração ao cliente.