Quais os maiores erros ao atender meu cliente?

By

Um bom atendimento ao cliente é capaz de levar a empresa a um sucesso promissor, pois leva em consideração a satisfação do usuário em virtude da resolução de problemas ou da clareza quanto às informações oferecidas. Você já deve saber de cor o quanto um cliente é literalmente o ponto-chave da empresa, seja para o empreendimento alavancar suas vendas ou para ter péssimos índices de fidelização, não é mesmo? Veja a seguir alguns erros graves na hora de atender seu cliente e comece a evitá-los já!

 

Falta de qualificação dos profissionais

De nada adianta intensos investimentos em maquinários se os operadores não souberem como manuseá-los. Investir na qualificação profissional da sua equipe é muito importante, pois todos só tem a ganhar: o cliente, por ser atendido por profissional qualificado, o colaborador, por estar qualificado para o mercado de trabalho e a empresa, que será vista com outros olhos pelos clientes internos e externos.

 

Não conhecer necessidades do clientes

Desconhecer o indivíduo com quem você está conversando, e suas principais necessidades, é o principal erro de empresas de todos os portes e segmentos no atendimento ao cliente. Neste sentido, conhecer quem ele é e os motivos pelos quais ele procura tais produtos e serviços é fundamental para um atendimento bem-sucedido e uma futura venda.

 

Achar que prestar um atendimento de qualidade é perda de tempo

Infelizmente muitas empresas pensam desta forma, não entendem que uma boa abordagem de seus funcionários, também é considerada um fator importante para tomada de decisões. Isto é primordial principalmente quando a qualidade de serviços ou produtos se equivalem, o cérebro humano tende a se importar mais com um local onde ele se sinta bem. Atendimento de qualidade é sim muito importante.

 

Excesso de automatização

Só porque muitos dos processos de comunicação e trabalho podem hoje ser automatizados, isso não significa que se deve aproveitar exageradamente deles ou que essa automação se traduzirá diretamente na poupança de certos custos até então alocados a outros colaboradores, por exemplo.

 

Não solucionar o problema

No caso de uma reclamação, o diálogo tem sempre que acabar com o problema resolvido. Para isso, o primeiro passo é ouvir atentamente todas as nuances do problema antes de agir. Uma ação rápida que não gera resultados causará retrabalho e frustração ao cliente.

 

Leave a Comment

Your email address will not be published.

quatro + 1 =

You may also like