Quais os maiores erros de identidade visual?

By

Trabalhar com as expectativas do público é sempre um tremendo desafio, especialmente quando um profissional precisa fazer escolhas adequadas para realizar uma comunicação eficiente com os clientes e com as pessoas em geral. Por isso, evitar os grandes erros na criação da sua identidade visual é muito importante.

 

Infelizmente, muitos empreendimentos não acertam nesse quesito e, mesmo que não percebam, acabam perdendo excelentes oportunidades de negócio

 

Sem adaptação a diferentes plataformas

Em um mundo onde o uso de mobiles cresce desenfreadamente e que a cada dia mais plataformas de acesso à internet surgem, empresas devem estar preparadas para acompanhar esse ritmo. Ao pensar na identidade visual, certifique-se de que ela se adapte da melhor maneira em diferentes mídias sem que sofra drásticas alterações.

 

Excesso de cores e efeitos

É comum utilizarmos no máximo duas ou três cores ao desenvolver a identidade visual de marca. Mais que isso, você corre o risco de “poluir” seus materiais e causar um efeito pesado em suas imagens corporativas.

 

A poluição visual é sempre indesejável e pode desviar a atenção da leitura do que realmente interessa. Por isso, tenha bom senso quando escolher suas cores. Cuidado com a quantidade e com a harmonização.

 

Fonte

Caso você utilize nome, slogan, ou qualquer recurso de texto na sua identidade visual, fique atento às fontes utilizadas. Em aspectos visuais, estude a que melhor se adequa ao seu tipo de negócio. Muitos textos e nomes não ficam legíveis ou até mesmo dão sentindo contrário ao que se propõe, isso se deve ao mau uso de fontes.

 

Falta de objetivo

A falta de objetivo também é um dos maiores erros na criação da identidade visual de qualquer negócio. A definição do objetivo deve estar alinhada com a estratégia de marketing.

 

É extremamente importante definir qual o objetivo e o que exatamente a instituição quer passar com sua identidade visual. Esses são fatores importantes para distinguir uma marca das demais.

 

Correr contra o tempo e não planejar

Esse é um erro muito comum. Muitas vezes há o desejo de criar uma nova marca e deixar a empresa com um visual atrativo, o que é correto. Mas o erro encontra-se na falta de planejamento e não correria para que tudo fique pronto sem tempo hábil, o que pode resultar em uma identidade que não represente a marca da forma como deveria.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

10 + 7 =

You may also like