Quais são as etapas de produção de um material gráfico?

By

A produção gráfica é o processo necessário para que uma ideia, depois de transformada em arquivo digital, seja impressa e se materialize. Desde uma simples revista até catálogos ou cartões de visitas, qualquer material gráfico é dependente das etapas da produção gráfica para passarem a existir no mundo físico.

Pré-impressão

Pré-impressão refere-se aos vários procedimentos pelos quais textos e imagens têm de passar para serem reproduzidos via impressão. Cada processo de impressão tem diferentes especificações, usa diferentes materiais e exige diferentes procedimentos de pré-impressão.

 A pré-impressão é um dos mais importantes itens de atenção e controle de qualidade. Qualquer erro que não seja detectado até o envio para a gráfica pode gerar altos custos e retrabalho. Por isso, geralmente esse processo envolve profissionais técnicos e atentos aos detalhes, que conhecem softwares de criação e diagramação a fundo para garantir um fluxo rápido e seguem as normas de fechamento de arquivos para impressão.

 Impressão

Aqui os cuidados com o resultado são mais importantes, na impressão é possível ainda fazer alguns ajustes a fim de melhorar a qualidade do produto final. Boa parte das impressoras hoje em dia realiza algum acabamento automaticamente, como dobrar ou grampear, o que acaba sendo também um processo de acabamento.

A impressão pode ser realizada por diversos processos (offset, serigrafia, flexografia, litogravura) onde se transfere para um suporte (papel, plástico, metal) a arte do trabalho gráfico por meio da aplicação de pigmentos de diversas naturezas (tintas, toner, verniz, entre outros).

Acabamento

Também conhecida como Pós-Impressão, essa fase de finalização do trabalho possibilita desde um simples corte final do impresso até finalizações mais complexas como dobras, relevos, vinco e verniz.

 Ao criar uma peça com formato diferenciado, todo designer imagina um material gráfico de alta qualidade, com acabamento perfeito, que torne realidade suas melhores ideias. É por isso que os setores responsáveis por esse processo são cada vez mais importantes nas gráficas.

Nesta etapa de acabamento, a peça é finalizada e ganha seu formato final. Pode acontecer na própria gráfica responsável pela impressão ou em um fornecedor especializado no assunto.

 Para se obter o resultado pretendido, é necessário analisar qual é o processo de impressão mais adequado com base na estética, resistência do material, tiragem, entre outros, além de garantir que as principais etapas de produção sejam cumpridas com eficiência.

 

Leave a Comment

Your email address will not be published.

seis + cinco =

You may also like