Na hora de divulgar seu negócio, um material impresso bem feito pode ser uma ajuda e tanto. Mas para desenvolver o impresso perfeito, várias coisas precisam ser levadas em consideração e uma delas são as dobras. Confira dicas especiais e saiba mais sobre esse assunto!
Como escolher o tipo de dobra?
A escolha da dobra não deve ser aleatória. Como todo projeto, essa etapa é parte fundamental do planejamento. Antes de escolher que tipo de dobra você utilizará, é importante pensar e responder algumas questões.
Por exemplo: onde o material será utilizado? Do que se trata a empresa contratante? Que conteúdo está sendo divulgado? Qual público será atingido com esse material?
Dobra simples
Esse é o tipo mais comumente utilizado. Também conhecida como dobra central ou dobra ao meio, se dá exatamente no centro de um material, resultando em duas partes perfeitamente iguais, lado a lado.
Pode ser aplicada tanto em tamanhos menores como nos maiores. O interessante é que seja conveniente à leitura do seu conteúdo. É comum encontrá-la em materiais como convites e cardápios, por exemplo.
Dobra sanfona
Também chamada de zigue-zague, permite a acomodação de um maior número de informações em um mesmo espaço de papel, que é dobrado paralelamente, duas ou mais vezes.
Dobra janela
É uma folha com quatro painéis disposta na publicação de modo que os painéis à esquerda e à direita sejam dobrados para dentro e se juntem na lombada sem se sobreporem. Muito usada em revistas, a fim de ganhar mais espaço para uma imagem.
Dobra enrolada
Nesse tipo de dobra, cada face é menor, progressivamente, sendo dobrada por dentro da que vem a seguir. Também é chamada de dobra irregular, por não centralizar as dobras, como nos exemplos anteriores. Fornece um design original ao material e é interessante de ser utilizada em folhetos.
Considere o vinco para papéis mais grossos
O processo que reforça a dobra do material é chamado de vinco. É indicado para papéis com a gramatura mais alta, por trazerem maior resistência. Ou seja, pode ser que esses papéis “quebrem” quando a dobra for feita. Pense, por exemplo, no papelão ao ser dobrado.
Escolher a dobra certa requer tempo e atenção, para que o resultado apresente a melhor qualidade. Com todas essas informações sobre tipos de dobras, certamente seu trabalho gráfico ficará mais bem-feito e escolhido adequadamente para seu cliente