Quais são os tipos de papéis usados para impressão gráfica?

By

Você já deve ter se perguntado quais são os tipos de papéis usados para impressão gráfica, certo?! Conhecer os tipos de opções é parte fundamental do processo de escolha e execução do seu projeto gráfico, afinal escolher a melhor opção e criar as melhores combinações para o seu impresso resultará em um projeto bonito e eficiente!

Os papéis são classificados seguindo critérios como: peso, textura e cor. Mas o que cada um desses aspectos influenciam no projeto final?

Cor, textura e gramatura do papel

A cor do papel influencia e muito a composição das cores que serão impressas no material. Quando o assunto é cor, o papel mais utilizado é o branco, mas outras cores podem ser utilizadas. O importante é que você conte com a ajuda de um design gráfico para te dizer se as cores das impressões irão ornar com a cor do papel.

Geralmente, o peso costuma variar entre 50 a 350 gramas. Quanto maior a gramatura, mais espessa a folha será. Já a textura é a característica do papel, se ele é liso, telado ou mais áspero. 

Quais são os tipos de papéis usados para impressão?

Como há diversos tipos de papéis, iremos fazer uma breve descrição para você ficar ligado em cada tipo.

  1. Offset

O papel Offset é da cor branca e apresenta uma superfície bem lisinha. Esse tipo de papel tem um tom fosco e sua gramatura varia entre 56 a 246 gramas. Por conta de sua variação de gramatura, esse papel é muito recomendado para papel timbrado, miolo de livros, folhetos e semelhantes.

  1. Reciclato

O papel reciclato é um offset 100% reciclado. A cor é de um marrom claro e a textura apresenta pequenas rasuras típicas de um papel reciclado. Sua gramatura varia de 90 a 240 gramas e é comumente usada para cartões de visita, folders, flyers e papel timbrado.

  1. Duplex

Esse papel é o famoso papelão, formado por duas camadas: uma de cor branca pronta para receber impressão e a outra camada possui cor de papelão. A sua gramatura varia entre 250 a 350 e é muito utilizado para embalagens, caixas, sacolas e similares.

  1. Couché

Os papéis couchê são muito utilizados em diversos tipos de projetos gráficos como flyers, cartazes, folders, cartões de visita, posters e muito mais. A sua gramatura pode variar entre 90 a 300 gramas. Sua textura é lisa e bem resistente e suas cores podem variar.

  1. Supremo 

O papel supremo é resistente é recomendado para calendários, cartões de visita, imãs, marcadores de páginas e outros. Sua superfície e lisa e sua gramatura varia de 250 a 350 gramas, por isso apresenta uma espessura maior.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

10 − quatro =

You may also like