Quais tipos de papéis mais usados em gráficas?

By

Cada impressão e cada tipo de impressão exige um tipo de papel especial para obter o melhor resultado. Existem os mais comuns, para imprimir documentos e papéis do dia-a-dia, mas alguns deles são utilizados de forma profissional. Eles seguem algumas especificações que diferem do papel sulfite, por exemplo. Listamos alguns dos papeis mais usados diariamente:

Papel Jornal

Pode ser encontrado em rolos para prensas rotativas, ou em folhas lisas para a impressão comum em prensas planas. Ele é feito à base de pasta mecânica de alto rendimento, com opacidade adequada. A superfície do papel jornal pode variar, apresentando características diferentes, sendo que algumas são mais ásperas, outras mais alisadas. Este tipo de papel é bastante usado em tiragens de jornais, livros, revistas, folhetos, material promocional, blocos e talões em geral.

Offset

É um papel bem parecido com o papel sulfite. Ele é uniforme e é preparado para resistir a umidade, o que é de muita importância para a impressão no sistema offset. Possui a vantagem de ter um baixo custo com alta qualidade. Suas impressões possuem uma grande nitidez e cores vivas. Utilizado principalmente em folhetos, livros, revistas e envelopes;

Couché

O papel couché é um papel com acabamento naturalmente mais elegante se comparado ao offset. Seu nome vem do francês, que significa “Camada”. Por ser um papel revestido, sua superfície é lisa e as cores ficam mais vibrantes. É ideal para projetos de impressão em policromia. Seu principal uso está em materiais institucionais e promocionais como cartões de visita, catálogos, cartazes, flyers e folders. É menos utilizado em materiais de leitura longa, como livros, pois reflete facilmente a luz e pode cansar a leitura.

Kraft

É o nome genérico dado a uma série de papéis fabricados com celulose não branqueada. A cor natural do Kraft é parda e apresenta variantes castanho, laranja e amarelo, podendo ser encontrado também em tons de azul, monolúcido ou alisado. Este tipo de papel é bastante comercializado diretamente a consumidores em bobinas, de 40 g/m2 para fabricação de sacos e também para ser betumado, impregnado ou engomado. É muito usado em embalagens de produtos como o açúcar, além de sacos e sacolas e apresenta variações como Kraft Branco ou Kraft em multifolhas.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

6 + 17 =

You may also like