Qual a diferença entre design gráfico e web designer?

By

Há enorme diferença no trabalho do design gráfico e do web designer e na forma como ambos participam do desenvolvimento do projeto. No entanto, ambos utilizam alguns conceitos e técnicas em comum. Saiba mais sobre essas duas áreas diferentes, mas que se complementam, confira!

 

Liberdade de criar

Enquanto o designer gráfico trabalhará pensando no físico, naquilo que será impresso, o web designer terá seu foco voltado ao virtual: o que será visualizado pelo usuário na tela do computador.

 

De certa forma, esse profissional de design gráfico é mais livre para criar, pois pode ir além do tradicional e desenvolver formatos diferentes para seus trabalhos de impressão, além de não precisar se preocupar tanto com o “peso” final do arquivo.

 

Interatividade

Apesar de existirem exemplos bastante famosos e bem sucedidos de materiais impressos capazes de interagir com o consumidor, o Design Web propicia maneiras muito mais férteis e diversas de interação com o usuário. Comentários, menus suspensos, gifs e animações são apenas algumas das formas de interação do Design Web.

 

Formatos

No Web Design os formatos mais comuns de imagem são JPG, PNG e GIF – formatos como SVG e WebP vêm se popularizando por serem mais leves e flexíveis. No Design Gráfico trabalha-se com JPG, PDF, TIFF, fora os vetores como AI, EPS e CDR.

 

Cada formato tem suas particularidades e você deve entender melhor sobre cada um para saber como salvar seus arquivos.

 

Resolução

A qualidade da imagem geralmente é medida em pontos por polegadas (dots per inch ou DPI) e varia de acordo com a plataforma em que será exibida. Um designer gráfico sabe que as imagens precisam ter pelo menos 300 dpi para que a qualidade da impressão seja satisfatória, já um webdesigner pode usar imagens de 72 dpi sem problema algum.

 

Fontes

A diferença entre fontes para web ou para publicações impressas é enorme. No caso do impresso, o profissional não precisa se preocupar se ela vai mudar conforme o tamanho da tela, pois o papel mostra a fonte exatamente como é. Já os web designers precisam usar apenas as fontes mais conhecidas, que estão instaladas na maioria dos computadores, do contrário, o texto vai ficar praticamente não legível.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

10 − nove =

You may also like